sábado, 13 de maio de 2023

Veja a programação que celebra o Dia de Luta Antimanicomial em Tatuí

Dia 15/5, às 9h, haverá plantão de informações sobre Saúde Mental na Praça da Santa, e às 14h, abertura da "2ª Mostra Cultural sobre a Luta Antimanicomial".

Veja a programação que celebra o Dia de Luta Antimanicomial em Tatuí


12/05/2023 | No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, cujo objetivo é conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (previstos na Lei Federal nº 10.216, de 06 de abril de 2001), relembrando a data com reuniões, exposições e apresentações voltadas à conscientização da população. Em Tatuí, de acordo com a Lei Municipal nº 5.357, sancionada em 30 de maio de 2019, o Dia da Luta Antimanicomial consta no calendário de eventos do município.

Em virtude disso, a Prefeitura de Tatuí – por meio da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, ação que envolve as secretarias de "Saúde" e de "Direitos Humanos, Família e Cidadania" – preparou várias atividades com o tema “Liberdade é o melhor cuidado”.

A primeira ação será na segunda-feira (15/5), às 9h, na Praça Martinho Guedes, conhecida como Praça da Santa. A equipe da RAPS fará um plantão de informações – com mitos e verdades – sobre Saúde Mental e mostrará os serviços que a Prefeitura disponibiliza para a população.

Às 14h deste mesmo dia (segunda-feira, 15/5), no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro) acontecerá a abertura da “2ª Mostra Cultural sobre a Luta Antimanicomial”. Os visitantes poderão conferir uma exposição dos artesanatos que são feitos nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-AD (Álcool e Drogas) e do CAPS-II. A Mostra Cultural permanecerá aberta ao público até o dia 31/5 (quarta-feira), sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Já no dia 19/5 (sexta-feira), às 14h, também no Centro Cultural, haverá uma palestra, aberta ao público em geral, sobre a Luta Antimanicomial, abordando os direitos das pessoas com sofrimento mental. Quem conduzirá esta palestra será a psicóloga Denise Cristina Matheiski Alkmim.

Além disso, os pacientes do CAPS-AD terão uma programação especial no decorrer deste mês, com rodas de conversa, atividades físicas, músicas, piquenique no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca e um dia de cuidados e autoestima com a equipe do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário