quarta-feira, 10 de maio de 2023

Artista design Binho Vieira traz novidades em sua exposição Tijol



09/05/2023 | Em cartaz no Museu Histórico Paulo Setúbal, a Exposição TIJOL do artista design tatuiano Binho Vieira traz uma grande novidade em sua nova expografia. O “TIJOL – Movimento Artístico Tatuiano Baseado em Fazer Artes com as Linhas, Círculos e a Desconstrução do Tijolo Baiano”, entra numa segunda fase com a Exposição TIJOL Releituras.

Esta segunda fase é constituída por desenhos a lápis de releituras feitas por alunos da Eletiva de Carreira Militar e da disciplina de Educação Artística do E.E. PEI Barão de Suruí de Tatuí. Este processo se iniciou com a visita dos alunos na Exposição TIJOL que está acontecendo nas dependências do Museu Histórico Paulo Setúbal, onde o artista Binho Vieira desde o dia 14 de março vem expondo seus trabalhos autorais sobre artes em tijolos. Após a visita, os alunos retornaram em sala de aula onde, com apoio de suas professoras iniciaram o processo de releituras baseada na observação das obras TIJOL.

As releituras de uma obra de arte nada mais são do que a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior a partir de uma referência artística. Desta forma estes alunos além de darem continuidade a este movimento artístico criado em Tatuí, trouxeram um novo olhar para as obras de Binho Vieira.

Este trabalho tem que ser aplaudido e replicado em outras instituições de ensino, a fim de mostrar que Tatuí além de Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros é também celeiro de um movimento artístico chamado TIJOL que nasceu por meio de um olhar observador da terra onde que pisamos onde se extrai a arte do tijolo. Uma terra fértil de artes e artistas.

A Exposição TIJOL Releituras só está acontecendo porque teve o apoio de um dos colégios de ensino mais tradicionais de Tatuí, a *Escola Estadual PEI Barão de Suruí* e de suas professoras Cleusa Serafim de Camargo, Taís Antunes de Camargo, Débora Garcia e Patrícia Mantegazza.

A Exposição “TIJOL – Movimento Artístico Tatuiano Baseado em Fazer Artes com as Linhas, Círculos e a Desconstrução do Tijolo Baiano”, reúne um acervo de 50 obras inéditas, baseadas em ilustrações, figuras geométricas, tipologias e elementos do cotidiano de Tatuí como sua música e natureza apresentadas através do artesanato, design de objetos, telas digitais, estamparia, esculturas e outros itens, de diversas formas, tamanhos e materiais variados, como cobre, madeira, barro, cerâmica e tecido, dentre outros.

A Exposição TIJOL Releituras acontece no Museu Histórico Paulo Setúbal, equipamento de Cultura da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Tatuí, do dia 13 de maio até o dia 28 de maio de 2023, de terça a domingo, das 09h às 17h.

Das linhas retas e sinuosas e de seus círculos deformados e retorcidos surge a arte do barro design, surge o TIJOL, a arte da nossa terra. Você está convidado para participar desta incrível experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário