domingo, 21 de maio de 2023

Ações de combate à dengue em Tatuí inclui teatro pedagógico

No teatro, os próprios Agentes de Controle de Endemias são os atores e mostram aos alunos quais são os criadouros do mosquito, quais as formas de combate à Dengue e, também, quais os sintomas desta doença.

Teatro pedagógico de combate à dengue (PMT-DI divulgação)


19/05/2023 | Com o intuito de conscientizar, de forma divertida e didática, sobre a Dengue e multiplicar os agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Tatuí, por meio do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, está realizando um teatro pedagógico nas escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino.

Os próprios Agentes de Controle de Endemias são os atores e mostram aos alunos quais são os criadouros do mosquito, quais as formas de combate à Dengue e, também, quais os sintomas desta doença. As primeiras apresentações teatrais aconteceram no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), nos dias 25 de abril e 4 de maio. Depois, dias 16 e 18 de maio, foi a vez dos estudantes da EMEF “Eugênio Santos”. E, no decorrer deste ano, uma agenda está preparada para atender as demais escolas municipais e estaduais.

Além deste Projeto Educativo, outras ações foram apresentadas pelo Setor de Combate à Dengue durante a 5ª Sala de Situação da Dengue, que ocorreu nesta quinta-feira (18/5), na sede da Secretaria da Saúde.

No período de 20 de abril a 17 de maio, foram notificados 4 novos casos de Dengue, todos autóctones, contraídos no próprio município, sendo 1 na Vila Esperança, 1 no Parque Residencial San Raphael, 1 no Residencial Vida Nova Pacaembu e 1 no Centro. Somados aos números anteriores de 2023, totalizam-se 18 casos de Dengue em Tatuí, dos quais 11 são autóctones e 7 importados.

Tatuí já começou o 3º ciclo anual estipulado pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, de um total de 4 ciclos mínimos no ano. Cada ciclo é referente a 80% de visitas aos imóveis cadastrados no município, divididos por regiões. Soma-se a cada ciclo, o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária e o acompanhamento especial nos pontos estratégicos (ferros-velhos, cooperativas de reciclagem, borracharias etc).

Também foram realizados, neste mesmo período: 15.341 visitas a imóveis; 1.586 controles de criadouros; 767 nebulizações portáteis; 19 ações resolvidas; e 1 multa aplicada para a COORETA – Cooperativa de Reciclagem de Tatuí, devido às várias infrações cometidas no local, com o armazenamento incorreto de garrafas, latas e eletrônicos expostos acumulando água.

Com relação aAvaliação de Densidade Larvária (ADL), do segundo trimestre de 2023, o Índice de Breteau foi de 2,98% (alerta), resultado melhor do que no primeiro trimestre deste ano, cujo índice foi de 4,2% (risco).

A reunião foi concluída com os participantes ressaltando a importância de se propagar entre os munícipes a respeito do descarte correto de entulhos e demais materiais, que devem ser feitos nos diversos ecopontos da Prefeitura (confira a relação abaixo ou em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O Ecoponto Leste, localizado no Jardim Palmira, está pronto, mas ainda não está liberado para funcionamento. 

O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria) ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Não menos importante, de acordo com os especialistas em Saúde, é o uso diário de repelentes. E, caso a pessoa apresente algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Zika ou Chikungunya), deve procurar imediatamente um posto de saúde, para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

ECOPONTOS PARA DESCARTE

– Ecoponto Norte, situado na Rua Flávia de Oliveira, próximo ao nº 107, Bairro Jardins de Tatuí. Funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h. Fechado aos domingos e feriados. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis. É destinado para a população em geral (aceitando somente 1 metro cúbico de entulhos e madeiras) e para os carros de pequeno porte que fazem carretos.

– Ecoponto Sul, situado na Rua Victória dos Santos Gomes, sem nº, no Jardim Rosa Garcia II, ao lado da COORETA – Cooperativa de Reciclagem de Tatuí. Funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, e aos sábados das 8h às 14h. Fechado aos domingos e feriados. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis. Aceita somente 1 metro cúbico de entulhos e madeiras. Os carros de pequeno porte que fazem carretos, não podem descartar nada neste local.

– Ecoponto Oeste, situado no final da Rua Diomar Gianotti, sem nº, no bairro Inocoop. Funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h. Fechado aos domingos e feriados. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis. Aceita somente 1 metro cúbico de entulhos e madeiras. Os carros de pequeno porte que fazem carretos, não podem descartar nada neste local.

– Ecopontos Rurais: dois estão localizados no Bairro Guaxingu, na Estrada Tatuí-Iperó (um próximo ao Km 3, ao lado do primeiro ponto de ônibus no sentido Iperó, e o outro a 200 metros da escola municipal do bairro, também no sentido Iperó) e o terceiro está situado na travessa da Rua Isídio Proença com a Estrada Municipal dos Fragas, no Bairro dos Fragas. Os Ecopontos Rurais são compostos por três baias, sendo uma destinada ao armazenamento de material reciclável (papel, papelão, vidro e plástico) e duas destinadas aos resíduos não recicláveis (lixo orgânico). Vale ressaltar que nestas baias não é permitido o descarte de resíduos da construção civil (entulhos de obras) e de resíduos volumosos (móveis, colchões, sofás etc). Para estes tipos de resíduos, a destinação deve ser feita por meio da contratação de caçamba particular, que dará o encaminhamento correto aos mesmos.

– COORETA – Cooperativa de Reciclagem de Tatuí, situada na Rua Victória dos Santos Gomes, sem nº, Jardim Rosa Garcia II, antigo frigorífico. Funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que aos sábados e domingos permanece fechada das 12h30 às 13h30 para almoço. Recebe sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos), materiais recicláveis, pneus, pilhas e baterias. Podas de árvores só são aceitas com autorização do Departamento Municipal de Meio Ambiente. É destinada para a população em geral (aceitando somente 1 metro cúbico de entulho, madeiras e podas) e para os carros de pequeno porte que fazem carretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário