Mostrando postagens com marcador CIDADE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CIDADE. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Bactéria em água da Crystal: lote foi distribuido também em Tatuí

Anvisa comunicou recolhimento de lote distribuído no DF, Goiás, Tocantins e interior de São Paulo

Beto Souza, da CNN Brasil, em São Paulo, com edição do DT



03/06/26 às 13:38 |  A Anvisa comunicou, nesta quarta-feira (3), o recolhimento voluntário do lote LZ1 VAL200127 da água mineral Crystal sem gás. A medida foi tomada após testes do Lacen-DF identificarem a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em garrafas de 500 ml.

Recolhimento de água Crystal: como saber se consumi lote com bactéria?

O alerta para os órgãos sanitários partiu da própria empresa Crystal.

Estados e cidades afetadas
O lote, produzido pela Mineração Bom Jesus em Luziânia (GO), teve distribuição restrita a quatro regiões:

São Paulo (Interior): Distribuição em Sorocaba, Tatuí, Itapetininga, Itu e São Roque.
Distrito Federal: Recebeu a maior parte do lote, com 230.443 garrafas.
Goiás: Cidades como Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Planaltina, Formosa, Catalão e municípios vizinhos.
Tocantins: Municípios de Arraias, Combinado e Novo Alegre.
Orientações ao consumidor

A fabricante afirma que 99,2% das unidades já foram retiradas do mercado.

Caso possua o produto com validade até 20/01/2027, a recomendação é não consumir a água e entrar em contato com o SAC (0800 061 5000) para substituição ou reembolso.

Posicionamento da fabricante

A fabricante afirma que análises internas foram negativas, que o risco à saúde é baixo e que o recolhimento já está sendo finalizado.

A orientação oficial é que os consumidores não utilizem o produto e entrem em contato com o SAC da empresa para substituição ou reembolso.

Veja nota na íntegra:

"A Mineração Bom Jesus (MBJ) informa que está finalizando o recolhimento preventivo e voluntário de um lote específico da Água Mineral Natural Crystal 500 ml sem gás.

O lote, envasado em janeiro, possui distribuição restrita e foi comercializado apenas no Distrito Federal, em municípios específicos do Tocantins (Arraias, Combinado e Novo Alegre), de Goiás (Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás e Cristalina, Formosa, Campos Belos, Alexânia, Abadiânia e Catalão) e nas cidades de Sorocaba, Itapetininga, Itu, São Roque e Tatuí (SP). Durante ação de fiscalização da Vigilância Sanitária, em março, em um ponto de venda específico localizado no Distrito Federal, foi identificada a presença de Pseudomonas aeruginosa em uma amostra coletada. Desde a notificação, foram realizadas análises em mais de 300 amostras no processo e nos produtos, todas com resultados negativos para quaisquer microrganismos indicadores de contaminação. Considerando o alto giro do produto nos pontos de venda, não há indicação de que esse lote ainda esteja disponível no mercado.

Reforçamos nosso compromisso permanente com elevados padrões de qualidade e segurança, reconhecidos internacionalmente, e seguimos cooperando de forma técnica, responsável e transparente com as autoridades competentes.

Os consumidores podem manter a confiança no consumo dos produtos da marca, enquanto a empresa avança nas avaliações necessárias para o completo esclarecimento do caso junto aos órgãos reguladores. Reiteramos, por fim, que a marca Crystal é produzida a partir de diferentes fontes de água mineral em todo o território nacional, de acordo com o engarrafador responsável em cada região, todas devidamente licenciadas e fiscalizadas pelos órgãos competentes.

Ressaltamos que esta medida se refere exclusivamente ao lote mencionado, envasado pela Mineração Bom Jesus (MBJ), não havendo qualquer relação com outros lotes ou produtos da marca Crystal. A unidade fabril permanece operando normalmente e cumprindo rigorosamente os mais elevados padrões de qualidade e segurança, com processos certificados, monitoramento contínuo e total conformidade com a legislação vigente.

Orientação aos consumidores
Consumidores que eventualmente possuam unidades do lote P 200126 (leia-se na embalagem LZ1 VAL 200127 3 P 200126) devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para orientações sobre substituição ou reembolso."

Câmara de Tatuí terá o expediente suspenso na sexta-feira (5)

03/06/2026 |  Conforme a Portaria 21/2026, expedida na última sexta-feira (29 de maio), a Câmara Municipal de Tatuí terá o expediente suspenso na próxima sexta-feira (5 de junho), após o feriado de Corpus Christi. A decisão segue o Decreto Municipal 28.117, de 5 de janeiro de 2026, que suspende o expediente no dia 5 de junho no âmbito do Poder Executivo.

O expediente do Departamento de Administração da Câmara de Tatuí retorna normalmente na segunda-feira (8), das 8h às 18h, quando também será realizada a 19ª Sessão Ordinária, às 19h.

94 famílias recebem documento definitivo de seus imóveis

Cerimônia realizada no auditório do NEBAM reuniu moradores de sete núcleos habitacionais que agora passam a ter segurança jurídica, cidadania e novas perspectivas para o futuro.


03/06/2026 às 16h48 |  Após anos de espera, incertezas e expectativas, 94 famílias tatuianas viveram, na noite de terça-feira (2/6), um momento que ficará marcado em suas histórias: o recebimento do título definitivo de seus imóveis. A cerimônia promovida pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM) e oficializou mais uma etapa do programa municipal de Regularização Fundiária Urbana (REURB).

Os títulos contemplaram moradores de sete núcleos habitacionais do município: Cantinho Feliz, no bairro Lagoa Vermelha; Recanto Vale do Sol, no Congonhal de Baixo; Carriel e Silvestre, no Guaxingu; Gruber Franchini, no bairro Sarapuí; José Marques Rodrigues, no Água Branca; e Beija-Flor, no bairro Congonhal.

Com a regularização, os imóveis passam a ter registro formal, garantindo segurança jurídica às famílias, valorização patrimonial, possibilidade de transferência legal aos herdeiros, acesso facilitado a crédito e melhores condições para implantação e ampliação de serviços públicos e infraestrutura urbana.

Durante a cerimônia, o assessor especial da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, Guilherme Costa de Camargo Barros, destacou o significado da conquista para os moradores e para a administração municipal. “É um momento de muita alegria, tanto para as famílias quanto para a Prefeitura. São núcleos que permaneceram durante anos na informalidade, aguardando a regularização fundiária de suas propriedades. Hoje, é muito gratificante poder contemplar essas famílias e corresponder à expectativa de pessoas que, por diversos motivos, não conseguiram conquistar esse direito ao longo dos anos”, afirmou.

Segundo ele, os benefícios da REURB vão muito além da formalização da propriedade. “A regularização fundiária não regulariza apenas a situação cadastral e registrária do imóvel. Ela abre um leque de possibilidades para que essas famílias tenham acesso à infraestrutura necessária, como abastecimento de água, iluminação pública, saneamento básico e demais serviços essenciais. Estamos entregando não apenas um título, mas a oportunidade de uma moradia sustentável e plenamente integrada à cidade”, explicou.

Representando os moradores beneficiados, o munícipe Lauri Padilha emocionou-se ao relatar a espera pelo documento. “É uma felicidade muito grande. Foi um momento muito esperado pela nossa família. Esperamos cerca de três anos por essa conquista e hoje estamos recebendo essa vitória em mãos. Agora estamos perante a lei, com tudo formalizado, podendo deixar esse patrimônio para nossos filhos. Tivemos todo o apoio da equipe durante o processo e só temos a agradecer por essa oportunidade”, declarou.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu; da secretária de Planejamento e Gestão Pública, Juliana Rosseto Leomil Mantovani; do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Coronel Miguel Angelo de Campos; e dos vereadores Vade Manoel Ferreira e José Eduardo Morais Perbelini.

Com os 94 títulos entregues nesta etapa, a atual gestão municipal alcança a marca de 461 propriedades regularizadas entre 2021 e 2026, distribuídas em 16 núcleos habitacionais. O número representa a retomada de uma política pública essencial para o ordenamento urbano e para a garantia do direito à moradia.

Além das regularizações já concluídas, o município possui atualmente 716 unidades em tramitação e outras 1.913 vinculadas a programas e convênios estaduais, fortalecendo a perspectiva de ampliar significativamente o alcance da REURB nos próximos anos.

A Prefeitura também passou a contar com equipe técnica própria e equipamentos modernos de topografia, o que proporciona mais autonomia e agilidade aos processos de regularização, reduzindo a dependência de convênios externos e acelerando a entrega dos títulos às famílias.

terça-feira, 2 de junho de 2026

FATEC Tatuí estendeu o prazo de inscrições para o vestibular 2026 até 8 de junho

Com 270 vagas gratuitas em 5 cursos superiores tecnológicos, a Fatec Tatuí celebra 20 anos de atuação em 2026, consolidando-se como referência em educação tecnológica e formação profissional.


01/06/2026 às 11h27 |  A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” prorrogou até a próxima segunda-feira (8/6) o prazo de inscrições para o Vestibular 2026. A medida amplia a oportunidade para estudantes e trabalhadores que desejam ingressar no Ensino Superior Tecnológico público e gratuito, reconhecido pela qualidade acadêmica e pela forte conexão com o mercado de trabalho.

Neste processo seletivo, a unidade disponibiliza 270 vagas distribuídas em 5 cursos superiores tecnológicos. São oferecidas:
  •  60 vagas para Automação Industrial (30 no período da manhã e 30 no período noturno); 
  • 60 vagas para Gestão da Tecnologia da Informação (30 pela manhã e 30 à noite); 
  • 60 vagas para Gestão Empresarial (30 no período da tarde e 30 no período noturno);
  • 60 vagas para Manutenção Industrial (30 pela manhã e 30 à noite); e 
  • 30 vagas para Produção Fonográfica (período da tarde).

Reconhecida pela excelência no Ensino Tecnológico, a Fatec Tatuí oferece cursos alinhados às demandas da indústria, da tecnologia, da gestão e da economia criativa, contribuindo diretamente para a qualificação profissional, a geração de oportunidades e o desenvolvimento regional.

Em 2026, a instituição celebra 20 anos de atuação, consolidando-se como referência em educação, inovação e transformação social. Ao longo de sua trajetória, milhares de profissionais foram formados pela unidade, fortalecendo a empregabilidade e impulsionando o crescimento socioeconômico de Tatuí e de toda a região.

A Fatec Tatuí conta com infraestrutura moderna, laboratórios especializados e um dos maiores estúdios educacionais de áudio da América Latina, proporcionando aos estudantes experiências práticas e uma formação alinhada às exigências do mercado contemporâneo.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Vestibular Fatec. Os interessados podem acessar o endereço www.vestibular.fatec.sp.gov.br e efetuar a inscrição até o dia 8 de junho.

Vacinação contra a influenza está liberada para todos nas UBSs de Tatuí

Imunização é realizada gratuitamente nas UBSs das zonas urbana e rural a pessoas a partir de 6 meses de idade, contribuindo para a prevenção de complicações causadas pelos vírus da gripe.


02/06/2026 às 9h44 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a imunização contra a Influenza está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A medida amplia o acesso à vacina e reforça a proteção dos moradores contra as complicações causadas pela gripe, especialmente neste período de maior circulação dos vírus respiratórios.

A ampliação do público segue orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reduzir os casos graves da doença. A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e CPF; para as crianças é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação.

Na zona rural, a imunização ocorre das 8h às 12h, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde: às terças-feiras, nas UBSs Enxovia e Americana, em semanas alternadas; às quintas-feiras, na UBS Mirandas; e às sextas-feiras, na UBS Congonhal.

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção, ajudando a reduzir internações e óbitos relacionados à doença.

A Secretaria de Saúde reforça que, mesmo com a ampliação do público-alvo, é fundamental que os grupos mais vulneráveis continuem procurando as unidades de saúde para receber a dose, uma vez que apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe.

Prefeitura suspende expediente de sexta-feira, após feriado

Os serviços essenciais funcionarão normalmente; MIS também estará aberto à visitação.


01/06/2026 às 8h47 |  A Prefeitura Municipal de Tatuí terá o expediente suspenso na sexta-feira (5/6), após o feriado de Corpus Christi, na Administração Direta e Indireta, Fundações e Autarquias Municipais, de acordo com o Decreto Municipal nº 28.117, de 5 de janeiro de 2026.

Os serviços essenciais ou de caráter operacional que funcionarão normalmente nestes dias são: Guarda Civil Municipal, UPA - Unidade de Pronto Atendimento, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, coleta de lixo, varrição de ruas, Departamento de Mobilidade Urbana (agentes de trânsito), Vigilância Patrimonial (vigias); Departamento de Fiscalização (fiscais); além dos cemitérios públicos e do velório municipal.

O Complexo Cultural de Memória de Tatuí, que abrange o Museu da Imagem e do Som - MIS Tatuí e o Memorial do Rugby 1928, além de funcionar como ponto de informações turísticas do município, estará aberto normalmente para visitação nos dias 4, 5, 6 e 7 de junho (quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente), das 9h às 17h.

domingo, 31 de maio de 2026

Ponte entre Tatuí e Iperó é interditada para circulação de ônibus e caminhões

Bloqueio preventivo foi adotado após prefeitura identificar alterações estruturais na base. Tráfego de veículos leves, como carros e motos, segue liberado em ambos os sentidos.

Por g1 Itapetininga e região

Foto: Reprodução/Google Street View

30/05/2026 17h10 | A Prefeitura de Tatuí (SP) informou, na noite de sexta-feira (29), que a ponte localizada entre a cidade e Iperó (SP) está interditada para a circulação de veículos pesados, como caminhões e ônibus, em ambos os sentidos.

A medida foi adotada de forma preventiva após a identificação de alterações estruturais que precisam de monitoramento e avaliação técnica.

Já o tráfego de veículos leves, como carros e motocicletas, segue liberado normalmente.

Rotas alternativas

Os motoristas de veículos pesados devem utilizar rotas alternativas, com acesso pelas rodovias SP-129 e SP-280 (Rodovia Castello Branco), segundo o destino.

A prefeitura afirma ainda que acompanha a situação e manterá a população informada sobre qualquer atualização.

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Moradores de Tatuí relatam medo após retirada de iluminação por decisão judicial

Empresa retirou as luminárias públicas com autorização da Justiça, após a prefeitura não pagar parcelas do contrato. Apesar do documento judicial apontar uma dívida de R$ 4 milhões, o secretário de Negócios Jurídicos aponta que o valor atual é de R$ 600 mil.

Por João Belarmino, TV TEM com edição do DT


28/05/2026 14h23  |  Moradores do bairro Pacaembu, um dos locais que tiveram as luminárias da iluminação pública de Tatuí (SP) retiradas pelo consórcio responsável pela manutenção após autorização da Justiça, na quarta-feira (27), afirmam estar com medo de que a falta de iluminação favoreça a ação de criminosos.

As lâmpadas foram retiradas dos postes após a prefeitura deixar de pagar parte das parcelas previstas no contrato firmado com o consórcio responsável pelo serviço. Segundo decisão judicial assinada pelo relator Fernão Borba Franco, a administração municipal acumula uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões com a empresa, valor contestado pela prefeitura.

Natalina Antunes é moradora do bairro e, para ela, a principal dúvida é como a prefeitura deixou de pagar o contrato.

"É um absurdo, porque nós pagamos iluminação pública. Onde que nosso dinheiro está indo? Agora, nós somos obrigados a pagar pelos erros dos políticos. Vamos ter que ficar sem iluminação pública na rua, com os nossos filhos correndo perigo. Está difícil", lamenta.

Moradores relatam medo e inseguranças após retirada de lâmpadas em Tatuí
Foto: Reprodução/TV TEM

Para Franciele Duarte, a maior preocupação é relacionada à segurança. O bairro Pacaembu, segundo ela, já possui altos índices de roubos e a falta de iluminação pode ser uma "oportunidade" para criminosos.

"Fica complicado. Nós estamos com receito, porque já tem muitos casos de roubo no bairro mesmo com iluminação. Agora, a falta dela dará mais segurança aos ladrões, que vão se sentir mais à vontade para roubarem. Podemos correr perigo", opina.

Na manhã desta quarta-feira (27), funcionários da empresa foram flagrados retirando as lâmpadas de algumas ruas da cidade. A decisão da retirada ocorreu no dia 12 de março e cabe recurso.

A administração municipal afirma que iniciou a reposição das lâmpadas nesta quinta-feira (28). No entanto, a prefeitura não informou quais bairros já tiveram o serviço restabelecido.

Em entrevista à TV TEM, o secretário de Administração e Negócios Jurídicos da prefeitura, Markus Henrique Tavares, apontou que atualmente o valor deste débito está em R$ 600 mil, após a quitação de uma parte da quantia apontada no processo.

Retirada foi feita pela empresa responsável
Foto: Câmera de monitoramento

Em nota, a prefeitura informou que o contrato de iluminação pública foi suspenso em outubro de 2025 e, desde então, a administração pública assumiu a responsabilidade pelos serviços de manutenção, instalação e substituição dos itens.

“Atualmente, o município possui cerca de 14.500 pontos de iluminação pública. Deste total, aproximadamente 6.500 luminárias pertencem à empresa envolvida na disputa judicial, incluindo equipamentos instalados em vias públicas, praças e outros espaços do município”, esclarece.

A prefeitura também apontou que, desde o início das retiradas, a empresa removeu cerca de 70 luminárias, e que já recorreu dessa determinação e segue aguardando uma solução definitiva nos próximos dias.

"Assim que o município foi oficialmente notificado sobre a ação, as equipes da Prefeitura iniciaram imediatamente a substituição dos equipamentos, tendo já reinstalado quase 40 novas luminárias”.

Entenda o processo

Devido ao valor pendente no contrato com a prefeitura, a empresa responsável entrou com uma liminar de urgência solicitando a retirada dos equipamentos, que foi recusada pelo juiz local. No entanto, o pedido foi aprovado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), com a retirada iniciando nesta quarta-feira.

Ainda conforme a decisão do TJ-SP, o desembargador responsável afirma que a prefeitura descumpriu o contrato firmado com a empresa e pediu a suspensão dos serviços, mesmo com a concessionária buscando uma solução. O acordo previa que, caso a prefeitura ficasse dois meses sem pagar o valor das parcelas, as lâmpadas poderiam ser retiradas.

Além disso, é apontado que a empresa sofreu um grave prejuízo financeiro com a falta de pagamento por parte da administração. Como decisão, a Justiça determinou que, além da desinstalação das luzes, a prefeitura deverá pagar uma multa de R$ 10 mil por dia, caso atrapalhe o procedimento.

O que diz a prefeitura

Em nota enviada à TV TEM, a Prefeitura de Tatuí afirma que houve um impasse burocrático entre a gestão e a empresa e, por isso, optou por municipalizar o serviço de manutenção da iluminação pública da cidade.

A administração municipal também informou que a decisão do TJ-SP não afeta o planejamento já traçado pela gestão e as equipes seguem atuando normalmente, com o serviço de manutenção e substituição das luminárias ocorrendo de forma esperada.

Luminárias estão sendo retiradas pelo consórcio — Foto: João Belarmino/TV TEM

Morador denuncia abandono em cemitério de Tatuí e dificuldade para encontrar jazigos de familiares

Denunciante relata que não conseguia localizar as sepulturas dos sogros desde 2022. Segundo ele, mato alto, acúmulo de barro e falta de manutenção prejudicaram a identificação dos jazigos.

Por Diogo Del Cistia, g1 Itapetininga e Região com copidesque do DT

Cemitério São João Batista, no Vale da Lua, em Tatuí

29/05/2026 07h04  |  Um morador de Tatuí (SP) afirma que as condições de conservação do cemitério municipal do Vale da Lua têm dificultado a identificação das sepulturas. A prefeitura informou que faz serviços de manutenção no cemitério rotineiramente.

O homem, que preferiu não ser identificado, relata que o sogro e a sogra estão enterrados no Cemitério São João Batista, mas que, desde 2022, passou a ter dificuldades para localizar os túmulos dos familiares devido à deterioração do espaço.

"Na época da pandemia da Covid-19, o pessoal roçava o mato e tirava as pedras. Com o passar do tempo, tudo foi ficando fora de lugar, e os jazigos estão sem identificação. Tentei por quatro anos, mas o pessoal da administração do cemitério disse que era necessário fazer uma recontagem para saber onde eles estão", relata.

A situação foi registrada pelo morador na quinta-feira (28). Nas imagens, é possível ver mato alto e acúmulo de barro, que chegam a cobrir parte das lápides. Em alguns jazigos, a identificação foi feita pelos próprios familiares dos sepultados. 

Para o morador, a situação representa descaso e não foi solucionada por falta de interesse da prefeitura.

"Eu vejo como um descaso. Muitas pessoas estão passando pela mesma situação que eu. Cheguei a ir à administração do local diversas vezes e ninguém nunca me ajudou. Uma vez, me foi dito que não era possível fazer a recontagem e que ficaria por isso mesmo", pontua.

Cemitério está em situação precária — Foto: Reprodução

"Isso vai além das sepulturas, são sentimentos dos parentes envolvidos. Você tem uma pessoa que gosta muito sepultada ali e não tem como visitar em uma época importante. Antes disso, nós cuidávamos direitinho da sepultura, com grama e terra bem cuidadinha", lamenta.

Após insistir junto à administração do cemitério, o homem conseguiu localizar os jazigos dos sogros com a ajuda de um funcionário do local, que, por meio de documentos, refez a contagem e identificou as sepulturas.

No entanto, ele afirma que outras famílias ainda enfrentam dificuldades para encontrar os túmulos de seus entes queridos, que seguem "desaparecidos".

"Encontrei um funcionário que demonstrou bastante vontade de me ajudar. Ele foi lá comigo, com a minha esposa, ligou para o escritório e fez uma recontagem, achando as duas covas que eu gostaria de encontrar. Mas a situação do cemitério é essa. Tudo parece destruído. Precisei ir várias vezes no local", comenta.

O que diz a prefeitura

Em nota enviada ao g1, a Prefeitura de Tatuí informou que faz serviços de manutenção no cemitério rotineiramente, incluindo limpeza, roçagem e demais cuidados necessários para o funcionamento adequado do local.

Além disso, a gestão também afirma que a conservação dos jazigos não são de responsabilidade da prefeitura e, sim, dos concessionários e dos familiares.

Ainda conforme a nota, a administração afirma que está à disposição para auxiliar na localização dos corpos por meio dos registros existentes no cemitério.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Prefeitura começa a repor lâmpadas retiradas por empresa por dívida em Tatuí

Conforme apuração feita pela TV TEM nesta quinta-feira (28), duas equipes atuam na reposição das lâmpadas pelo Bairro Pacaembu. Secretario de Administração e Negócios Jurídicos aponta que a dívida está atualmente em R$ 600 mil.

Por TV TEM, g1 Itapetininga e região com edição do DT

Empresa retira lâmpadas das ruas de Tatuí após dívida da prefeitura

28/05/2026 11h16  |  A Prefeitura de Tatuí (SP) começou, nesta quinta-feira (28), a repor as lâmpadas de iluminação pública que haviam sido retiradas por uma empresa terceirizada após um impasse judicial por dívidas. Segundo apuração da TV TEM, equipes concentram os trabalhos no bairro Pacaembu para reestabelecer o serviço no mesmo dia.

Na manhã desta quarta-feira (27), funcionários da empresa foram flagrados retirando as lâmpadas de algumas ruas da cidade. A decisão da retirada ocorreu no dia 12 de março e cabe recurso. Ainda não há informações sobre a realização da reposição em outros bairros afetados.

O g1 teve acesso ao documento, assinado pelo relator Fernão Borba Franco, que descreve que a gestão municipal tem uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões com a empresa responsável pela concessão de energia elétrica.

Em entrevista à TV TEM, o secretário de Administração e Negócios Jurídicos da prefeitura, Markus Henrique Tavares, apontou que atualmente o valor deste débito está em R$ 600 mil, após a quitação de uma parte da quantia apontada no processo.

Em nota, a prefeitura informou que o contrato de iluminação pública foi suspenso em outubro de 2025 e, desde então, a administração pública assumiu a responsabilidade pelos serviços de manutenção, instalação e substituição dos itens.

“Atualmente, o município possui cerca de 14.500 pontos de iluminação pública. Deste total, aproximadamente 6.500 luminárias pertencem à empresa envolvida na disputa judicial, incluindo equipamentos instalados em vias públicas, praças e outros espaços do município”, esclareceram.

A prefeitura também apontou que, desde o início das retiradas, a empresa removeu cerca de 70 luminárias após uma decisão judicial, e que já recorreu dessa determinação e segue aguardando uma solução definitiva nos próximos dias.

Retirada foi feita pela empresa responsável — Foto: Câmera de monitoramento

Conforme o Executivo, o objetivo é que todas as luminárias retiradas sejam substituídas no mesmo dia ou em um prazo de 24 horas. “Assim que o município foi oficialmente notificado sobre a ação, as equipes da Prefeitura iniciaram imediatamente a substituição dos equipamentos, tendo já reinstalado quase 40 novas luminárias”.

Relembre o caso

Devido ao valor pendente no contrato com a prefeitura, a empresa responsável entrou com uma liminar de urgência solicitando a retirada dos equipamentos, que foi recusada pelo juiz local. No entanto, o pedido foi aprovado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), com a retirada iniciando nesta quarta-feira.

Ainda conforme a decisão do TJ-SP, o desembargador responsável afirma que a prefeitura descumpriu o contrato firmado com a empresa e pediu a suspensão dos serviços, mesmo com a concessionária buscando uma solução. O acordo previa que, caso a prefeitura ficasse dois meses sem pagar o valor das parcelas, as lâmpadas poderiam ser retiradas.

Além disso, é apontado que a empresa sofreu um grave prejuízo financeiro com a falta de pagamento por parte da administração. Como a decisão, a Justiça determinou que, além da desinstalação das luzes, a prefeitura deverá pagar uma multa de R$ 10 mil por dia, caso atrapalhe o procedimento.

O que diz a prefeitura

Em nota enviada à TV TEM, a Prefeitura de Tatuí afirma que houve um impasse burocrático entre a gestão e a empresa e, por isso, optou por municipalizar o serviço de manutenção da iluminação pública da cidade.

A administração municipal também informou que a decisão do TJ-SP não afeta o planejamento já traçado pela gestão e as equipes seguem atuando normalmente, com o serviço de manutenção e substituição das luminárias ocorrendo de forma esperada.

Luminárias estão sendo retiradas pelo consórcio — Foto: João Belarmino/TV TEM

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Sabesp realiza censo de saneamento rural em Tatuí

Equipes identificadas visitam propriedades do município para levantamento de informações sobre abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.


27/05/2026 às 9h05 |  Equipes do Programa Brotar estão realizando entrevistas em áreas rurais do município como parte do Censo de Saneamento Rural, levantamento que busca identificar demandas relacionadas ao abastecimento de água e ao tratamento de esgoto nas propriedades do campo.

A ação integra um amplo levantamento executado em 371 municípios do Estado de São Paulo, abrangendo mais de 820 mil domicílios. Em Tatuí, as entrevistas já estão sendo realizadas por equipes identificadas, que visitam as propriedades para aplicação de formulários junto aos moradores.

O objetivo do censo é compreender a realidade das comunidades rurais e reunir informações que possam subsidiar futuros investimentos e soluções voltadas à ampliação do acesso à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.

O Programa Brotar é executado pela Sabesp em parceria com o Laboratório de Informações Estratégicas Agroambientais do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo os organizadores, as informações fornecidas pelos moradores são fundamentais para direcionar o planejamento das ações e das obras necessárias em cada região atendida pelo programa.

A Prefeitura orienta os moradores da zona rural para que recebam os recenseadores e colaborem com a pesquisa. Para garantir a segurança e a correta identificação das equipes, os profissionais utilizam obrigatoriamente colete e boné com a logomarca oficial do Projeto Brotar, além de crachá com nome, foto e identificação visual do programa.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a equipe do Programa Brotar pelo WhatsApp (11) 91328-0548.

Veja a programação da Semana do Meio Ambiente 2026 em Tatuí

Programação gratuita acontecerá de 1º a 11 de junho com ações educativas, plantios, formação ambiental e mobilização social voltadas à conscientização climática e à preservação ambiental.



26/05/2026 às 11h59 |  A partir da próxima segunda-feira (1º de junho), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal, promoverá a Semana do Meio Ambiente 2026, instituída pela Lei Municipal nº 3.754, de 16 de novembro de 2005. A programação seguirá até o dia 11 de junho com iniciativas voltadas à conscientização ambiental, à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas, tendo como tema central: “Mudanças Climáticas, os sinais são claros. O que acontecerá a seguir depende de nós”, em alinhamento às discussões globais propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A abertura da programação acontecerá no dia 1º de junho (segunda-feira), com a ação “Nossa Árvore, Nossa Fauna”, no CEPEM “Prof.ª Eny Vanni Campos”, na Vila São Lázaro. A atividade será realizada às 8h30 e às 14h, envolvendo crianças da Educação Infantil em reflexões sobre a coexistência entre seres humanos e fauna urbana, além da arborização da unidade escolar por meio do plantio de 12 mudas de árvores.

Ainda no mesmo dia, às 8h30, acontecerá o lançamento do projeto “Colheita Solidária”, no Banco Municipal de Alimentos “Zacharias Nunes Rolim”, localizado na Vila Paulina. A iniciativa contará com visita monitorada dos alunos do 5º ano da EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo” às instalações do Banco de Alimentos e da Horta Comunitária, coordenados pelo Departamento de Agropecuária. Durante a atividade, os estudantes participarão da troca de alimentos arrecadados por mudas de hortaliças, incentivando práticas sustentáveis, solidariedade e segurança alimentar.

No dia 2 de junho (terça-feira), às 15h, o Lar São Vicente de Paulo receberá a atividade “A Natureza do Tempo”, voltada aos idosos residentes da instituição. A iniciativa abordará os benefícios psicológicos e emocionais das áreas verdes, além da realização do plantio simbólico de uma muda de árvore para reposição de exemplar removido devido ao risco de queda.

Já no dia 3 de junho (quarta-feira), data em que se celebra o Dia Nacional da Educação Ambiental, a Prefeitura promoverá ações de educomunicação nas redes sociais sobre a temática ambiental, voltadas a toda a população. No mesmo dia, às 9h, o NUMEA - Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”, localizado no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, sediará a atividade “Guardiões do Meio Ambiente: Missão Tatuí sem Fogo”, realizada em parceria com a Defesa Civil de Tatuí. A ação educativa abordará as causas e as consequências das queimadas, destacando os impactos ambientais e sociais dessa prática, além de medidas de prevenção e combate.

Em 5 de junho (sexta-feira), Dia Mundial do Meio Ambiente, as redes sociais e o portal oficial da Prefeitura receberão publicações educativas reforçando o tema da campanha deste ano e destacando serviços e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal que contribuem diretamente para a prevenção e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no município.

A programação terá continuidade no dia 8 de junho (segunda-feira), às 9h30, com o lançamento do programa “FALE - Fiscalização Ambiental Legal”, por meio de uma ação de fiscalização ambiental educativa no entorno da Praça Aldo Zanni, região onde está localizada a sede do Departamento de Meio Ambiente. A iniciativa busca aproximar a população das práticas de preservação ambiental, do cumprimento da legislação e do cuidado com os espaços públicos.

No dia 9 de junho (terça-feira), às 14h, será realizada, no Paço Municipal, a reunião da Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CIEA), dando continuidade aos trabalhos para elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). O encontro será aberto aos membros da comissão, convidados e demais interessados, fortalecendo a participação social e a construção coletiva das políticas públicas ambientais de Tatuí.

Para encerrar a programação, nos dias 10 e 11 de junho (quarta e quinta-feira), acontecerá o “Encontro Formativo de Educação Ambiental”, destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino que participarão do projeto “Nosso Futuro Verde”. Os encontros serão realizados na sede do Departamento de Meio Ambiente, sendo o primeiro às 8h30 e o segundo às 13h30, promovendo formação, troca de experiências e o fortalecimento das práticas pedagógicas relacionadas à educação ambiental no ambiente escolar.

Empresa responsável pela manutenção da iluminação pública em Tatuí retira lâmpadas de postes após falta de pagamento da prefeitura

A retirada foi autorizada pela Justiça. A dívida da prefeitura é estimada em R$ 4 milhões e, segundo a administração municipal, o serviço passará a ser gerenciado pelo próprio município.

Por TV TEM com edição do DT

Justiça manda retirar lâmpadas de LED em Tatuí por dívida de quase R$ 4 milhões

27/05/2026 14h32 |  O Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou autorizou que a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública em Tatuí (SP) retire as lâmpadas dos postes das vias após a prefeitura não pagar as parcelas do contrato vigente. A decisão é de 12 de março e cabe recurso.

Na manhã desta quarta-feira (27), funcionários da empresa foram flagrados retirando as lâmpadas de algumas ruas da cidade.

O g1 teve acesso ao documento, assinado pelo relator Fernão Borba Franco, que descreve que a gestão municipal tem uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões com a empresa responsável pela concessão de energia elétrica.

Diante do valor pendente, a empresa entrou com uma liminar de urgência solicitando a retirada dos equipamentos, mas foi recusada pelo juiz local. No entanto, o pedido foi aprovado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), com a retirada iniciando nesta quarta-feira.

Retirada foi feita pela empresa responsável — Foto: Câmera de monitoramento

Ainda conforme a decisão do TJ-SP, o desembargador responsável afirma que a prefeitura descumpriu o contrato firmado com a empresa e pediu a suspensão dos serviços, mesmo com concessionária buscando uma solução. O acordo previa que, caso a prefeitura ficasse dois meses sem pagar o valor das parcelas, as lâmpadas poderiam ser retiradas.

Além disso, é apontado que a empresa sofreu um grave prejuízo financeiro com a falta do pagamento por parte da administração. Como decisão, a Justiça determinou que, além da desinstalação das luzes, a prefeitura deverá pagar uma multa de R$ 10 mil por dia, caso atrapalhe o procedimento.

O que diz a prefeitura

Em nota enviada à TV TEM, a Prefeitura de Tatuí afirma que houve um impasse burocrático entre a gestão e a empresa, e, por isso, optou por municipalizar o serviço de manutenção da iluminação pública da cidade.

A administração municipal também informou que a decisão do TJSP não afeta o planejamento já traçado pela gestão e que as equipes seguem atuando normalmente, com o serviço de manutenção e substituição das luminárias ocorrendo de forma esperada.

A prefeitura não informou em quanto tempo as lâmpadas retiradas serão repostas.

domingo, 24 de maio de 2026

Prefeitura inicia programa de regularização de dívidas com redução de multas e juros

Para participar do REFIS 2026, o munícipe deve comparecer ao Paço Municipal com documento pessoal com foto, comprovante de residência e de vínculo com imóvel/empresa.


22/05/2026 às 16h24 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Fazenda e Finanças, inicia na segunda-feira (25/5), o programa de Recuperação Fiscal - REFIS, de 2026. A ação promove a oportunidade de regularização de dívidas dos contribuintes com o município, como IPTU, ISS e taxas.

Implementado pela Lei Municipal n° 6.214, de 13 de maio de 2026 (https://bit.ly/3RWeIvq), o programa é válido para créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa, constituídos até 31 de dezembro de 2025, e oferece reduções de juros e multas, de 100% de desconto para pagamentos à vista; 80% para pagamentos de 2 a 12 parcelas; 60% para pagamentos de 13 a 24 parcelas; e 45% para pagamentos de 25 a 48 parcelas. O valor mínimo das prestações é de R$ 75,00 para pessoa física (CPF), e R$ 150,00 para pessoa jurídica (CNPJ).

Para participar, é necessário comparecer ao Paço Municipal, localizado na Avenida Domingos Bassi, n° 1.000, com documento pessoal com foto, comprovante de residência e documento que comprove vínculo com empresa ou imóvel. O REFIS 2026 representa uma oportunidade perfeita para os cidadãos tatuianos regularizarem as suas dívidas com a cidade, e regularizar a sua situação financeira.

terça-feira, 19 de maio de 2026

Prefeitura entrega cerca de 100 títulos de regularização fundiária no dia 2/6

Os títulos de regularização fundiária garantem aos moradores a titularidade do imóvel, segurança jurídica e facilidade no acesso a serviços essenciais.


19/05/2026 às 15h17 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, realizará no dia 2/6 (terça-feira), às 19h, no Auditório da EMEF Ayrton Senna da Silva (NEBAM), a entrega de cerca de 100 títulos de regularização fundiária.

No total, sete núcleos habitacionais serão beneficiados, sendo eles: “Cantinho Feliz”, no bairro Lagoa Vermelha; “Recanto Vale do Sol”, no bairro Congonhal de Baixo; “Carriel” e “Silvestre”, no bairro Guaxingu; “Gruber Franchini”, no bairro Sarapuí; “José Marques Rodrigues”, no bairro Água Branca; e “Beija Flor”, no bairro Congonhal.

No ano de 2025, como parte da política municipal de habitação, foram entregues cerca de 350 títulos.

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Projeto Vivaleite está recebendo inscrições

Programa oferece leite pasteurizado e fortificado para crianças de 6 meses a 6 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.


18/05/2026 às 14h27 |  A Prefeitura de Tatuí divulga que está recebendo inscrições no Projeto Vivaleite. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e a participação pode ser feita por pessoas em situação de vulnerabilidade social pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Projeto Vivaleite é um programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado e fortificado, criado para promover a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. O principal objetivo é a oferta do alimento enriquecido com Ferro, Vitamina A e Vitamina D, sendo um complemento seguro e de alto valor nutritivo, que auxilia na prevenção da anemia ferropriva, para crianças de 6 meses a 6 anos de idade, com renda familiar de até dois salários mínimos.

Para participar, o interessado deve se dirigir até a unidade do CRAS na qual o seu bairro pertence, das 8h às 17h:
  • CRAS Central: Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475 – Vila Santa Helena;
  • CRAS Leste: Rua Prefeito Alberto dos Santos, 285 – Vila Dr. Laurindo;
  • CRAS Norte: Rua João Saulo dos Reis, 90 – Jardim Gonzaga;
  • CRAS Sul: Rua Arthur Eugênio dos Santos, 115 – Tanquinho.

Obra na Avenida Donato Flores foi a principal do primeiro quadrimestre do ano em Tatuí

Obra de drenagem e pavimentação realizada por meio de convênio estadual interliga a Avenida Donato Flores com a Rua Anna Estella Camargo Iazzetti,


13/05/2026 às 15h29 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, divulgou os resultados das principais ações realizadas ao longo do ano, entre os meses de janeiro e abril, com foco na melhoria da mobilidade, da segurança viária e da infraestrutura urbana e rural do município.

O destaque ficou para a obra de drenagem e pavimentação, realizada por meio de convênio estadual, que interliga a Avenida Donato Flores com a Rua Anna Estella Camargo Iazzetti, e inclui a instalação de 44 novas bocas de lobo, 330 metros de tubulação profunda e 3.427 m² de pavimentação asfáltica.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Câmara de Tatuí vai receber uma palestra sobre condutas proibidas em ano eleitoral



13/05/2026 |  No próximo dia 9 de junho, a partir das 19h30, será realizada na Câmara Municipal de Tatuí a palestra “Condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral”. A apresentação será conduzida pelos advogados eleitoralistas Renato Pereira de Camargo e Ricardo Pedroso Stella, e direcionada a prefeitos, vereadores, assessores, secretários e pessoas interessadas no tema. O número de vagas é limitado e as inscrições devem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/Fk8ayLn13yRsbykr6.

Renato Pereira de Camargo é advogado, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela EJEP – TRE/SP. Atua desde 2004 em eleições, assessorando partidos políticos e candidatos. É membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP e ocupou o cargo de secretário municipal de Negócios Jurídicos nas prefeituras de Tatuí e Paranapanema. Ocupou ainda o cargo de diretor jurídico nas Câmaras Municipais de Tatuí e Quadra.

Ricardo Pedroso Stella é advogado, jornalista, autor, palestrante e conferencista com ampla experiência em Direito Eleitoral e Partidário. Com diversas passagens pelo Poder Legislativo, já atuou nas esferas federal, estadual e municipal. No executivo municipal de São Paulo, atuou na Secretaria de Justiça, em subprefeituras, na Casa Civil e no Gabinete do Prefeito. Foi membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP no período 2022/2024 e chefe de gabinete de deputados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Tatuí registra temperatura de 7,4º na madrugada de segunda-feira (11)

Tapiraí (SP) foi o município da região com a menor marca, 3,2°C. Defesa Civil alerta que o tempo frio deve permanecer na região até a próxima quarta-feira (13), devido a uma massa de ar polar.

Por g1 Itapetininga e região com copidesque do DT


11/05/2026 09h25 | Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas na região na manhã desta segunda-feira (11), com cidades registrando mínimas de até 3,2°C. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o frio deve continuar até quarta-feira (13). Tapiraí (SP) foi o município com o dia mais gelado.

De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), Tapiraí foi a cidade que registrou a manhã mais gelada. Veja abaixo as temperaturas mínimas em algumas cidades da região.

A Defesa Civil explicou que a queda nas temperaturas foi causada pela passagem de uma massa de ar polar, associada a uma frente fria que atua na região no início desta semana. A previsão é que o tempo frio continue até a quarta-feira (13).

Mínimas na região

Tapiraí: 3,2°
São Roque: 7°
Salto: 7,3°
Tatuí: 7,4°

A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção durante a passagem do sistema meteorológico, especialmente diante do risco de queda de árvores, destelhamentos, interrupção de energia elétrica, alagamentos e transtornos provocados pelos ventos e chuvas. Veja a lista completa:
  • Evite permanecer sob árvores durante rajadas de vento;
  • Não estacione veículos próximos a árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis;
  • Durante temporais, procure abrigo em locais seguros;
  • Nunca enfrente áreas alagadas;
  • Em caso de ventos fortes, mantenha portas e janelas bem fechadas;
  • Com a queda das temperaturas, redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Animais domésticos também devem ser protegidos do frio intenso;
  • Em caso de uso de aquecedores, mantenha a ventilação do ambiente para evitar acidentes.
Em caso de emergência, os telefones disponíveis são: 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros), e 190 (Polícia Militar).

domingo, 3 de maio de 2026

Tatuí terá Mutirão de Castração para cães e gatos de 6 a 10 de maio

Ação acontece no Jardim Santa Rita. São 1,8 mil vagas gratuitas disponíveis mediante agendamento obrigatório no SinPatinhas e Castrapet, do Governo Federal.

Por g1 Itapetininga e região com copidesque do DT

São 1,8 mil vagas para castração gratuita — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação

03/05/2026 17h20  |  A Prefeitura de Tatuí fará, entre os dias 6 e 10 de maio, um mutirão de castração gratuita para cães e gatos. O evento será na Praça da Música, na Rua Teófilo Andrade Gama, no Jardim Santa Rita de Cássia.

De acordo com a administração municipal, serão liberadas 1,8 mil vagas para o procedimento. Os interessados devem emitir o RG animal no sistema Sinpatinhas e, em seguida, realizar o agendamento prévio por meio do site Castrapet.

O mutirão faz parte de uma estratégia nacional de incentivo ao controle populacional e à saúde animal. Os cães e gatos devem, obrigatoriamente, ter entre 6 meses e 7 anos de idade e pesar entre 3 e 25 quilos. Os tutores devem residir no estado de São Paulo.