terça-feira, 30 de maio de 2023

Ministério do Turismo classifica Tatuí para o Mapa do Turismo

Tatuí foi classificada na categoria “C”, que é a terceira classe de cinco existentes, sendo, junto com Boituva, uma das melhores cidades classificadas da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.

Museu Paulo Setúbal / Divulgação


30/05/2023 10:46 | O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur), divulgou a classificação de Tatuí para compor o Mapa do Turismo Brasileiro deste ano, que classifica os municípios de acordo com suas vocações turísticas ou com o impacto do setor de viagens.

Tatuí foi classificada na categoria “C”, que é a terceira classe de cinco existentes, sendo, junto com Boituva, uma das melhores cidades classificadas da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.

Esta classificação é baseada em alguns critérios, como a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos; a estimativa de visitantes domésticos e internacionais; e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério do Turismo, Tatuí somou na última apuração do Mtur antes da pandemia da Covid-19, 73.269 turistas domésticos, 1.798 turistas internacionais, 8 estabelecimentos de hospedagem e uma arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens de mais de R$ 1,5 milhão.

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais – da Secretaria de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo, certificou também o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí – COMTUR, reconhecendo e registrando o mesmo no Sistema de Informações do MTur.

Neste ano, Tatuí entrou na atualização do Mapa Brasileiro do Turismo no dia 26/5. O Mtur homologou, também, neste mês de maio, 2.477 municípios e 335 regiões turísticas. De acordo com o Governo Federal, o intuito da elaboração do Mapa é auxiliar os gestores municipais a identificarem o desempenho da economia do turismo nas cidades, para que políticas assertivas em prol ao desenvolvimento do setor sejam criadas, sendo uma forma de estimular as ações turísticas nos municípios para promover maior diversidade de atividades e a competitividade turística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário