terça-feira, 16 de maio de 2023

Dia do Assistente Social reúne profissionais no CEU das Artes

O evento contou com a presença de aproximadamente 50 profissionais da Rede Municipal Socioassistencial e Intersetorial.

Assistentes sociais (foto: PMT-DI)


17/05/2023 | Na última segunda-feira (15/5) – Dia do Assistente Social – a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu um encontro com um café da tarde para os seus profissionais da Rede Municipal Socioassistencial e Intersetorial.

O evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU das Artes de Tatuí e contou com a presença de aproximadamente 50 assistentes sociais, entre eles a vereadora Michele Cristina Tosta Gibin Vaz e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, ambos assistentes sociais. Representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, estava presente o secretário de Administração e Transporte Público, Luís Donizetti Vaz Júnior.

A abertura foi com uma roda de conversa, conduzida pelo secretário Alessandro Bosso. Ele fez uma retrospectiva sobre a efetivação da Política de Assistência Social no município, destacando os avanços que ela teve na última década, entre eles: 
  • a instituição de mais três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, todos com equipe mínima de referência; 
  • a mudança de localização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS para a área central da cidade, com uma estrutura maior e de melhor acesso para os usuários; 
  • o reordenamento dos serviços de acolhimentos; 
  • a inclusão de assistentes sociais em todas as Organizações da Sociedade Civil inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

Na ocasião, a presidente do CMAS, Clarice Ribeiro, fez um convite especial para que todos os técnicos participem da XII Conferência Municipal de Assistência Social, sendo a pré-conferência no dia 27 de junho, das 8h às 15h, e a conferência no dia 4 de julho, das 8h às 16h, ambas na sede do Lar Donato Flores.

Alessandro Bosso também comentou a respeito do Código de Ética da profissão, que celebra 30 anos em 2023 e reafirma a importância do profissional para a construção de uma sociedade que tenha como horizonte a justiça social, a liberdade, a cidadania, a democracia e outros princípios que defendem. Em um contexto de tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições do trabalho e da vida, é fundamental fazer a defesa das atribuições e competências do assistente social.

“A profissão é regulamentada e comprometida com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população. Que nesta data a gente espalhe para o mundo que nós, assistentes sociais, lutamos por direitos e, também, reivindicamos nossos direitos!”, declarou Bosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário