sexta-feira, 19 de maio de 2023

Lions Internacional anuncia doação de 60 mil dólares ao Banco de Sangue de Tatuí

Verba é destinada à compra de novos equipamentos, que poderá viabilizar um aumento nos dias de coleta de sangue, hoje realizada às terças e quintas-feiras.

Banco de Sangue de Tatuí (Divulgação/Lions Clube de Tatuí)


19/05/2023 | O Lions Internacional anunciou no início deste mês a liberação de subsídios no valor de U$ 60.972,76 (cerca de R$ 300 mil, na cotação cambial de hoje) para equipar o Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. O projeto é de responsabilidade do Lions Tatuí e do Lions de Boituva (Distrito LC-2), que assinaram juntos a proposta. Houve uma parceria junto ao projeto, para que se viabilizasse, com a Prefeitura de Tatuí e a Santa Casa local, a quem coube uma contrapartida financeira, aprovada através de lei municipal, em dezembro de 2022.

Atualmente, são 3.138 doadores cadastrados no Banco de Sangue local, que é uma atividade permanente do Lions Clube de Tatuí, desde 1956. A construção da sua sede própria, em 2004, foi através de uma campanha comunitária, liderada pelo Lions de Tatuí. Foi equipado, em duas oportunidades, com recursos de LCIF. Em 2022, foi ampliado, onde parceiros se somaram a esta causa (Prefeitura de Tatuí e Câmara de Tatuí). Com isso, o Banco de Sangue deve agora - com novos equipamentos - aumentar sua capacidade de coleta de sangue e poderá atender outros municípios da Região.

A obra de ampliação foi viabilizada através de uma parceria firmada, através de lei municipal (março/2022), reunindo Prefeitura, Câmara e Santa Casa, que viabilizou os recursos necessários, algo em torno de R$ 230 mil.

O novo prédio conta agora com mais 48,7 m2, passando de 170,80m2 para 219,50m2, o que com os novos equipamentos estará apto para aumentar os dias de coleta de sangue, hoje realizadas às terças e quintas-feiras. O Banco de Sangue “Fortunato Minghini” atende a Santa Casa, Hospital Unimed e UPA (antes atendia também o Pronto Socorro, hoje extinto), sendo essencial para salvar vidas. Ele está localizado em prédio próprio nas dependências da Santa Casa de Tatuí, que é uma referência para o atendimento médico e cirúrgico para toda a Região, incluindo outros municípios, como Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itapetininga e Quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário