sábado, 13 de maio de 2023

Em Tatuí, ministro de Relações Institucionais discute investimentos para a região

Ministro visitou, neste sábado (13), Capela do Alto, Tatuí e Sorocaba (SP)

Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Do site temmais.com, com copidesque do DT

13/05/2023 - Em visita à região de Tatuí, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, discutiu com prefeitos a necessidade do estado e municípios se unirem para desenvolver programas de moradia, leis de incentivo à cultura e reduzir as filas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ministro visitou, neste sábado (13), Capela do Alto, Tatuí e Sorocaba (SP).

Padilha, que é responsável pela articulação política do Governo Lula, participou de uma rodada de conversa com políticos e autoridades da região. Apesar dos compromissos confirmados com a cúpula de parlamentares do interior, o ministro não divulgou a atividade na agenda oficial.

Logo no início da manhã, Padilha se reuniu com prefeitos da região, em Capela do Alto (SP), onde ressaltou a necessidade de firmar parcerias com as esferas municipais. “Nós só vamos retomar as obras da educação, reduzir as filas de cirurgias da saúde, reforçar as ações de assistência social, investir na infraestrutura da qualidade das cidades se tiver essa parceria com os municípios”, disse em entrevista à imprensa.

O ministro também apresentou aos prefeitos os recursos que estão disponíveis, juntamente ao Governo Federal. “Então, estamos aqui, nos apresentar para os prefeitos aqui do Ceriso, consórcio de toda a região, os recursos que estão disponíveis para retomar as obras na educação, para que a gente possa reduzir as filas de cirurgias, os investimentos na área da cultura também, através da lei Paulo Gustavo e também retomada da Minha Casa Minha Vida. São quatro ações prioritárias que nós queremos colocar os recursos para os municípios”.

Segundo Padilha, a região é uma das prioridades do novo programa “Minha Casa, Minha Vida” que recebeu investimento de R$ 10 bilhões para a construção de moradias.


Arcabouço fiscal

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou neste sábado (13) que o governo está “otimista” para aprovar “o mais rápido possível” o projeto do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados.

A expectativa de governistas é votar o texto nesta semana, que inicia neste domingo (14). Segundo Padilha, na próxima segunda-feira (15), deve haver uma reunião de líderes partidários com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para definir o calendário.

“Estou otimista. Já começa segunda-feira a reunião com os líderes, o presidente da Câmara, para fecharmos o calendário de votação. Estou otimista, sim, que é possível e necessário aprovarmos o mais rápido possível a lei de responsabilidade social e fiscal”, declarou em entrevista durante visita a Sorocaba (SP).

O projeto do novo arcabouço, um conjunto de regras fiscais que, se for aprovado, vai substituir o teto de gastos, é a prioridade do governo na área econômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário