segunda-feira, 15 de maio de 2023

Ministro das Relações Institucionais se reúne com autoridades da Região em Tatuí




Por Érika Almeida, para o Diário de Tatuí 

15/05/2023 | No dia 13 de maio, na Câmara de Vereadores de Tatuí, a convite do Presidente da Câmara, Eduardo Sallum (PT), aconteceu um grande encontro de vereadores e prefeitos da região de Sorocaba para receber o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

O encontro teve a participação artística do coral do Instituto Amadeus, uma ONG liderada pelo Maestro Luís Bernardo Fróes Trindade, com sede em Tatuí, que há mais de 10 anos ensina música erudita e popular a crianças, jovens e adultos de forma gratuita.

Em seu discurso, Padilha frisou quatro pontos muito importantes para que as relações entre Governo Federal e municípios possam trabalhar de maneira mais próxima para o desenvolvimento urbano. O primeiro ponto é defender a democracia, defender o voto eletrônico e continuar trabalhando para que a população entenda o quão importante é confiar no nosso processo eleitoral.

O segundo ponto seria a retomada do diálogo com os municípios enquanto parceiros do Governo Federal, ponto que também já está em andamento, o Ministro tem visitado cidades do interior a cada 15 dias, falando com prefeitos e vereadores sobre a retomada do projeto Minha Casa, Minha Vida, o pedido de atenção é para que as prefeituras realizem o recadastramento das famílias.

O terceiro ponto são os investimentos já realizados na área da cultura através das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Foram 33 milhões de reais na região de Sorocaba.

O quarto ponto, e não menos importante que os outros, é o investimento na industrialização da região, para que novos empregos sejam gerados, como ele mesmo relembrou: “Eu já vim para Tatuí algumas vezes para entregar e buscar ambulâncias que eram finalizadas aqui pela Rontan, vamos voltar a ser uma potência também nas indústrias na região de Sorocaba”.

Padilha disse também que está aberto a destinar mais verbas para Tatuí e que gosta muito de visitar a cidade, principalmente pelos doces caseiros, recebeu alguns doces e agradeceu muito feliz sua passagem por aqui.

Em coletiva de imprensa, explicou que o Pacto Federativo nada mais é do que dar importância para as necessidades de cada região, não para as bandeiras partidárias, o foco é o atendimento às demandas.

Quando questionado sobre valores para reparos nos asfaltos da cidade, que desde as grandes chuvas de janeiro estão sem manutenção, disse que 1 milhão de reais já estão destinados para ações emergenciais.

A saúde não foi um assunto ignorado pelo Ministro, que também é médico infectologista, e anunciou 52 milhões de reais para o reajuste do piso salarial da enfermagem, uma das grandes vitórias recentes do Governo Lula, de acordo com o mesmo.

A reportagem questionou Padilha em relação aos patrimônios históricos da cidade, sobre como os conselhos e a prefeitura devem agir para proteger as construções, evitando assim, a descaracterização da cidade, ele respondeu que através do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) projetos podem ser inscritos nas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc e através delas, conseguir verbas para o investimento adequado.

Foto: Érika Almeida / Diário de Tatuí


Estiveram presentes na mesa da Câmara os seguintes integrantes: Eduardo Sallum (PT) - Presidente da Câmara de Tatuí; Alexandre Padilha (PT) - Ministro da Relações Institucionais; 
Renan Cortez (MDB) - Vereador, representando o Prefeito de Tatuí; 
Marquinho de Abreu (PSDB) - Vereador, Vice-Presidente do Parlamento Regional Metropolitano; Leandro Soares - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba; Yara Bernardes (PT) - Vereadora de Sorocaba; Rodolfo Hessel Fanganiello (PP) - Prefeito de Paranapanema; 

Outras autoridades regionais presentes no encontro foram: Antonio Cordeiro – Vereador de Salto; José Bezerra Filho – Presidente do PT de Boituva; Anderson Martins – Presidente da Câmara de Boituva; Lucas Mateus – Vereador de Boituva; Irani Marson – Vereador de Boituva; Iran Bispo - Vereador de Boituva; Antonio Neto - Vereador de Boituva; Edilson Santos – Assessor Parlamentar de Boituva; Simone Belluci – Vereadora de Cerquilho; Edson Brun – Presidente da Câmara de Itapetininga; Prof. Urias Oliveira – Secretário do PT de Porto Feliz; Carlos Senna – Vereador de Cesário Lange; Rubens Amaral – Vereador de Cesário Lange; Luiz Santos – Vereador de Cesário Lange; Paulo Juventudo – Vereador de São Roque; Diego Costa – Vereador de São Roque; Claudia Martins – Vereadora de Laranjal Paulista; Sidnei Soares – Presidente da Câmara de Quadra; Tiago Miranda – Vereador de Quadra; Bruno Correa – Vereador de Sarapuí; e Letícia Martins – Vereadora de Sarapuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário