terça-feira, 3 de maio de 2022

Tatuí recebe o espetáculo para bebês "Scaratuja" no dia 15 de maio

O espetáculo de teatro para bebês "Scaratuja" está promovendo sessões gratuitas em diferentes municípios do interior do Estado de São Paulo. 

CATARSIS Crédito: DIVULGAÇÃO


02/05/2022 |  Contemplado com o prêmio Proac Expresso de Circulação de Espetáculos para o Público Infantojuvenil, que apoia financeiramente projetos artísticos, o espetáculo de teatro para bebês "Scaratuja" está promovendo sessões gratuitas em diferentes municípios do interior do Estado de São Paulo. 

A circulação teve início no dia 13 de março, no município de Itu, e se estenderá até o final de agosto. Em Tatuí, ele chega no dia 15/05, domingo, às 16h.

Os ingressos são limitados e serão distribuídos no próprio local, a partir de uma hora antes do início da sessão.

O público alvo do espetáculo são bebês entre 0 e 3 anos, acompanhados de um adulto.

Até o final da circulação o grupo Catarsis – Arte para Infância e Juventude, responsável pelo projeto, passará pelos municípios de Tatuí, Vargem Grande Paulista, Assis, Ourinhos, Santa Bárbara D’Oeste, Caieiras, Jaú; Bauru, Arujá, Araraquara e Ribeirão Preto.

O QUE DIZEM OS CRÍTICOS

"Scaratuja, coloca o teatro para primeira infância em outro patamar no país. A peça surpreende pela qualidade da atuação, calcada em linguagem não verbal, e pela cenografia sofisticada e sensorial. As crianças são convidadas a entrar em cena e a interação que se estabelece nesse momento é, em uma palavra, deslumbrante." - Ivan Marsiglia, jornalista da Revista Carta Capital.

"Eles vêm do começo do espetáculo como um feto. Nascem desse útero, é a descoberta, uma das primeiras coisas que o bebê descobre é a mão. Isso atinge o inconsciente do bebê. A gente precisa mais disso, de relação, de contato, de linguagem!” - Ivaldo Bertazzo, pesquisador, Educador e Coreógrafo

"O chão é um tapete com diferentes texturas. Não é à toa que, ao final, ninguém quer mais ir embora dali. O grupo estreia com o pé direito nesse formato. Acertando em tudo. Os atores Aline Volpi e Vladimir Camargo assumem a placidez necessária para esse tipo de proposta, com gestos cuidadosos, olhares firmes mas ternos e um figurino lúdico encantador."- Dib Carneiro Neto, crítico de teatro infanto-juvenil

SINOPSE

Eclode, nasce, aparece...
Risca, rabisca, desenha...

Os atores são conduzidos por várias linhas que partem em infinitas direções, onde são levados a seguir uma trilha do desenho pela garatuja, fase inicial do grafismo onde as crianças representam o que interpretam do mundo à sua volta. A representação das formas faz com que eles descubram, se divirtam e se desenvolvam pela livre criação, através do corpo e pela ânsia em explorar um novo e estimulante universo, desde o momento em que abrem seus olhos.

FICHA TÉCNICA

-Concepção, direção e dramaturgia final: Marcelo Peroni
-Criação: Aline Volpi, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo
-Elenco: Aline Volpi e Vladimir Camargo
-Orientação pedagógica: Livia BrigoniBalanin
-Apoio Técnico: Ana Paula Castro
-Projeto cenográfico e de figurinos: Aline Volpi, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo
-Projeto de luz: Rodrigo Gatera
-Execução cenográfica: Edivaldo Zanotti
-Trilha sonora: POIN – Pequena Orquestra Interativa
-Músicas originais: Gustavo Finkler
-Letrista: Jackson Zambelli
-Participação especial trilha sonora (voz): Renata Mattar

O calendário completo das apresentações pode ser conferido nas redes sociais da peça (@scaratuja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário