domingo, 8 de maio de 2022

Conservatório de Tatuí lança cineclube em homenagem a atriz Bibi Ferreira

Cine Bibi prevê a exibição de obras selecionadas, sempre às terças-feiras no Teatro Procópio Ferreira; sessões incluem filmes da plataforma Petra Belas Artes à La Carte

Foto: Arquivo / Conservatório de Tatuí


04/05/2022 - O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – lançará na próxima terça-feira, 10, um cineclube em homenagem à atriz Bibi Ferreira. O projeto, intitulado “Cine Bibi”, prevê sessões de cinema gratuitas sempre às terças-feiras, a partir das 19h30, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí.

Os títulos apresentados no “Cine Bibi” são da plataforma Petra Belas Artes à La Carte e de outros parceiros. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados com antecedência através da plataforma INTI ou na bilheteria do próprio Teatro de segunda a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para o lançamento do projeto, será exibido o filme “It’s a Wonderful Life” (“A Felicidade Não se Compra”) de Frank Capra, 1946.

Atriz e cantora, diva de vários musicais brasileiros, e considerada a primeira-dama do teatro nacional, Bibi Ferreira é filha do ator Procópio Ferreira – um dos mais relevantes nomes das artes cênicas no Brasil e que dá nome ao Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí. Para a Diretora Executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, o cineclube simboliza a união entre artes cênicas e a música que ocorre na instituição. “Como Bibi era filha de Procópio Ferreira, outro grande ator que dá nome ao local onde acontecerá o cineclube, achamos que seria lindo ter pai e filha juntos no mesmo espaço. Hoje em dia as pessoas podem encontrar quase todo tipo de filme nas plataformas de streaming, mas a sensação de estar na sala com outras pessoas e assistir às obras em grande formato me parece bem mais interessante. Então criamos este espaço de formação e compartilhamento, que combina muito com o Conservatório de Tatuí”, destaca Alessandra.

Entre títulos nacionais e de diferentes países e gêneros, o cineclube segue uma agenda temática. No mês de maio, em homenagem ao trabalhador, haverá exibições de filmes que falam sobre o mundo do trabalho em diferentes realidades. Já em junho, as obras celebram o mês do Orgulho LGBTQIA+. Em julho, as produções terão foco nos musicais.

O “Cine Bibi” faz parte das novidades anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para o primeiro semestre de 2022. Também estão previstas atrações regulares para o público infantil e ações de incentivo aos artistas e coletivos de Tatuí e região. Confira a programação completa abaixo.

Cine Bibi – Programação de lançamento

A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life)
Cinema
Dia 10 de maio, às 19h30
IT’S A WONDERFUL LIFE | 1946 | EUA
Direção: Frank Capra
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Um anjo é enviado do céu para ajudar um empresário desesperadamente frustrado, mostrando-lhe como seria a vida se ele nunca tivesse existido.


Domésticas
Cinema
Dia 17 de maio, às 19h30
DOMÉSTICAS | Brasil | 2001 | Comédia
Direção: Fernando Meirelles
Elenco: Claudia Missura, Robson Nunes, Tiago Moraes
Classificação indicativa: 14 anos | Contém: temas sensíveis
Entrada gratuita
- No meio da nossa sociedade, existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morarem dentro de sua casa e fazerem parte de seu dia a dia, vivem como se não estivessem lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em "Domésticas - O Filme": Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada, mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos, mas vivem a mesma realidade: trabalham como empregada doméstica.


The Square - A arte da discórdia
Cinema
Dia 24 de maio, às 19h30
THE SQUARE | 151 min | Suécia | 2017 | Comédia
Direção: Ruben Östlund
Elenco: Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West, Terry Notary, Christopher Læssø e Annica Liljeblad
Classificação indicativa: 16 anos | Contém: Linguagem imprópria. Conteúdo sexual. Nudez. Violência
Entrada gratuita
- O filme conta a história de Christian, um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao museu que dirige em Estocolmo. Porém, após ter o celular roubado, ele perde o controle de seu trabalho, de sua vida, e acaba provocando situações drásticas capazes de colocar em jogo os seus próprios princípios. Indicado ao Oscar 2018 de Melhor Filme Internacional, vencedor de mais de 30 prêmios, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2017.


Cabra marcado para morrer
Cinema
Dia 31 de maio, às 19h30
CABRA MARCADO PARA MORRER | 1984 | Brasil | Documentário
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Eduardo Coutinho, Tite de Lemos e Ferreira Gullar
Classificação indicativa: 12 anos | Contém: Violência leve
Entrada gratuita
- Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. As filmagens são interrompidas pelo Golpe Militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, o diretor Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro, e outros participantes do filme interrompido.

Morte em Veneza
Cinema
Dia 07 de junho, às 19h30
MORTE A VENEZIA | Itália | 1971 | Drama
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Dirk Bogarde, Silvana Magnano, Mariza Berenson, Romolo Valli
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita
- Início do século XX. Gustav von Aschenbach é um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Porém, ele não encontra a paz desejada, pois logo desenvolve uma paixão por um jovem, Tadzio, que está em férias com sua família. Tadzio incorpora o ideal de beleza que von Aschenbach sempre imaginou e pensa em ir embora antes de cometer um ato impensado, mas sua bagagem foi para outra cidade, obrigando-o a permanecer ali. Além disto, a cólera asiática começa a chegar em Veneza. Baseado na obra homônima de Thomas Mann.


Um Belo Verão
Cinema
Dia 14 de junho, às 19h30
LA BELLE SAISON | França | 2015 | Romance
Direção: Catherine Corsini
Elenco: Cécile de France, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Kevin Azais


Nos anos 1971, a França está atravessando a época da liberação sexual e o ápice do feminismo. Neste contexto, Delphine abandona a sua família no interior do país para descobrir a vida intensa em Paris. Chegando à capital, conhece Carole, que vive com o namorado Manuel. Delphine e Carole se aproximam e iniciam uma história de amor.

Classificação indicativa: 18 anos | Contém: temas sensíveis/ conteúdo sexual
Entrada gratuita



______________________________________________________________________________________

Maurice

Cinema

Dia 28 de junho, às 19h30

MAURICE | 1987 | Reino Unido |Romance Drama LGBT

Direção: James Ivory

Elenco: James Wilby, Hugh Grant, Rupert Graves, Denholm Elliott, Simon Callow, Billie Whitelaw, Barry Foster, Judy Parfitt, Phoebe Nicholls, Ben Kingsley



Depois que seu amante o rejeita, um jovem preso pela opressão da sociedade, na era eduardiana, tenta chegar a um acordo e aceitar sua sexualidade.


Classificação indicativa: 14 anos |Contém: Nudez e violência

Entrada gratuita



_________________________________________________________________________________________

Samba Riachão

Cinema

Dia 05 de julho, às 19h30

SAMBA RIACHÃO | Brasil | 2001 | Documentário
Direção: Jorge Alfredo



Aos 80 anos de idade Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.



Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

________________________________________________________________________________________

A Flauta mágica

Cinema

Dia 12 de julho, às 19h30

TROLLFLÖJTEN | 1975 | Suécia | Comédia Fantasia Musical

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Ulrik Cold, Josef Köstlinger, Irma Urrila, Birgit Nordin



Versão fílmica da ópera homônima, repleta de simbolismos maçônicos de Mozart. A Rainha da Noite (Birgit Nordin) oferece sua filha, Pamina (Irma Urrila), a Tamino (Josef Köstlinger), um andarilho encontrado na floresta pelo servo da rainha, Papageno (Håkan Hagegård). Porém, para isso, Tamino precisa trazê-la de volta de seu pai e sacerdote que só pratica o bem, Sarastro (Ulrik Cold), alegando que ele a sequestrou. Ambicionando o poder de Sarastro, a Rainha da Noite oferece uma flauta mágica a Tamino e sinos mágicos a Papageno, enviando os dois em uma jornada de amor e autoconhecimento.



Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

________________________________________________________________________________________



Sympathy for the Devil

Cinema

Dia 19 de julho, às 19h30

SYMPATHY FOR THE DEVIL | 1968 | Reino Unido | Documentário, Música

Direção: Jean-Luc Godard

Elenco: Sean Lynch, Mick Jagger, Brian Jones



Enquanto os Rolling Stones ensaiavam "Sympathy for the Devil" no estúdio, Godard reflete sobre a sociedade, a política e a cultura de 1968 por meio de cinco vinhetas diferentes.



Classificação indicativa: 14 anos

Entrada gratuita

________________________________________________________________________________________



Buena vista social club

Cinema

Dia 26 de julho, às 19h30

BUENA VISTA SOCIAL CLUB | Cuba | 1999 | Documentário

Direção: Wim Wenders

Elenco: Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Rubén González

Em 1996, o guitarrista Ry Cooder foi à Cuba gravar um CD com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, ele voltou à ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar o documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos.


Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita



Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)



Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International


(Adolfo Morais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário