quinta-feira, 12 de maio de 2022

Museu de Tatuí tem programação na Semana Nacional de Museus

Programação no município será repleta de atividades culturais durante os sete dias da semana, não só no Museu, mas também na Praça da Matriz.

Museu de Tatuí tem programação na Semana Nacional de Museus

12/05/2022 - De 16 a 22 de maio, o Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí, participará da 20ª Semana Nacional de Museus, idealizada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. A programação no município será repleta de atividades culturais durante os sete dias da semana, não só no Museu, mas também na Praça da Matriz.

Neste ano, a Semana tem como tema “O Poder dos Museus”, destacando a importância desse espaço cultural como um local libertador, emancipador, controlador e domesticador, além, é claro, de suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e a criação de repertórios para o futuro.

Como parte da programação local, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, três exposições estarão em cartaz no Museu: “Benê: o flautista”, “Ilustres Tatuianos: João Aparecido Machado – João da Timba”, e “Animes Naruto – Arte com Papel”, de Gabriel Oliveira dos Santos.

Nas próximas quinta e sexta-feira (19 e 20/05), às 19h, respectivamente, haverá apresentações musicais no espaço cultural do Museu: “Villa-Lobos – O Som do Brasil”, de Ivanilda Maria Rodrigues Gama, e “Bruno Bones”, de Bruno de Souza Santos.

No dia seguinte, 21/05, sábado, às 11h, será a vez da Praça da Matriz receber uma atividade da 20ª Semana Nacional de Museus, com o tradicional projeto “Música na Praça”, que terá a apresentação “Jazz Ternura”, de Mayara Rios.

Também no sábado (21/05), das 9h às 12h e das 14h às 17h, o Museu será sede da “Oficina de Roteiro de Curta-Metragem”, de André Rodrigues Peixoto e Camila Cattai.

O Museu Histórico Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969.

Dia Internacional Dos Museus

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Neste dia, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais, sendo uma oportunidade para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dos museus para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário