terça-feira, 24 de maio de 2022

Exposição no Museu homenageia João da Timba

Exposição da série "Ilustres Tatuianos"  fica em cartaz até esta quinta-feira (26)

João Aparecido Machado, o João da Timba

23/05/2022 - A exposição em homenagem ao seresteiro João Aparecido Machado – o João da Timba, da série 
Ilustres Tatuianos , está em cartaz até esta quinta-feira (26/05), no Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí.

A exposição sobre o músico do grupo Seresteiros com Ternura, que faleceu em novembro de 2021, é gratuita e pode ser apreciada diariamente das 9h às 17h. Ela recebeu recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III da Lei Aldir Blanc – LAB e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí.

O Museu está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

João da Timba – João Aparecido Machado, nascido em 16/07/1945, foi casado com a cantora, seresteira e coordenadora do grupo Seresteiros com Ternura, Maria Inês de Camargo Machado, que lhe iniciou na música quando ele a conheceu, em uma noite de seresta no Clube da Terceira Idade de Tatuí. Desde então, ele passou a fazer parte do grupo Seresta, de Celina Fiuza, cantando juntamente com sua esposa, ao mesmo tempo em que integrava o coral de Cádmo Fausto, no Conservatório de Tatuí, e o grupo de canto Unidos em Cristo, na igreja católica matriz de Tatuí.

O apelido Timba surgiu graças a um jantar oferecido aos seresteiros e convidados, em comemoração ao seu aniversário de casamento com Maria Inês, em 2001, quando se encantou com a timba, que na ocasião era tocada por Edgar Vieira. João gostou tanto do instrumento, que começou a tocá-lo e foi se aperfeiçoando com Edgar e com Pedro Adilson. Um ano depois, ele estreou no grupo de sua esposa, o Seresteiros com Ternura, tocando a sua própria timba na primeira apresentação oficial do grupo, no jardim do Conservatório de Tatuí.

Do tempo em que compôs o grupo de seresta – cerca de 20 anos – alguns momentos se destacam, como a participação no Revelando São Paulo, em 2006 e 2009; o recebimento dos diplomas por destaque na difusão da seresta, em 2008, e o de honra ao mérito, em 2003; a apresentação com o Seresteiros com Ternura na inauguração do monumento em homenagem aos seresteiros, na Praça do Museu em 2013; e o retorno das Noites da Seresta com Ternura, em 2017 e anos seguintes, no Museu Paulo Setúbal.

João da Timba também participou de outros eventos em Tatuí e região, em igrejas, escolas, clubes de serviços e eventos, até que, por motivos de saúde, encerrou sua carreira, sendo então substituído por seu grande amigo, Carlos Orlando Medes, que até hoje atua na formação musical do Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário