sábado, 7 de maio de 2022

Moradores de Tatuí apresentam projetos com apoio do Prêmio Os Movimentos das Cidades

Roseli Aparecida Tureck de Moraes Colina, Maria Augusta de Abreu Raggio Barbará e Luís Antônio Fernandes Guedes apresentaram: Cururu. 

Escrito por Jucielly Pereira

Moradores de Tatuí apresentam projetos com apoio do Prêmio Os Movimentos das Cidades

05/05/2022 - Moradores de Tatuí e Sorocaba apresentaram projetos que resgatam a autoestima e a cultura local com apoio do Prêmio Os Movimentos das Cidades.

Após dois meses de consultoria, os moradores mostram, na prática, as inciativas que impactam a realidade local.

Resgate da tradição cultural do Cururu e da autoestima por meio da fotografia, essas foram as ações colocadas em prática nas cidades de Tatuí e Sorocaba com o apoio do Prêmio Os Movimentos das Cidades e foram apresentadas pelo jornalista Marcelo Tas na sexta-feira (6), às 9h, na sede do grupo CCR. 

Além dessas ações, mais outras oito cidades tiveram iniciativas selecionadas e receberam ao longo de dois meses orientação do comitê técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do Centro de Liderança Pública (CLP) e mais R$ 10 mil, somando o total de R$ 100 mil, para desenvolver o projeto.

Foram mais de 360 projetos inscritos por moradores de Tatuí, Águas da Prata, Avaré, Bragança Paulista, Barueri, Campinas, Itapeva, Louveira, Osasco e Sorocaba. Um vitorioso de cada cidade teve a oportunidade de colocar em prática inciativas que buscam impactar positivamente a comunidade local. A ação contou com apoio do grupo CCR e a idealização da agência Virtú.

Em Tatuí, as moradoras Roseli Aparecida Tureck de Moraes Colina, Maria Augusta de Abreu Raggio Barbará e Luis Antônio Fernandes Guedes, apresentam: Cururu. Um projeto que dará a oportunidade de levar a manifestação cultural do Cururu à novas gerações, com aulas de improviso, rimas e instrumentos nas escolas.

O Cururu sobrevive nos meios rurais e subúrbios, onde ainda tem um pequeno público fiel. O projeto levará o Cururu para os alunos da rede pública, os professores receberão oficinas e material didático sobre o Cururu.

Em Sorocaba, o projeto vencedor foi Fotografia Terapêutica, do morador Fábio Rogério de Oliveira, que busca ensinar fotografia, resgatar a autoestima dos participantes e debater sobre temas do cotidiano.

Filipe Vilicic, diretor de criação e estratégia da agência Virtù, reforça que o evento é a consagração de uma ação que começou em 2020, mostrando as forças e oportunidades das dez cidades paulistas. Além disso, também foram apresentados desafios a serem superados. “Finalizar com o Prêmio Os Movimentos das Cidades permitiu buscar soluções concretas para essas cidades, propostas pelos próprios moradores e com ideias que realmente podem mudar a vida das pessoas”, conclui Vilicic.

A consultoria da rede do CLP foi composta por Fabio Ferraz - Secretário de Planejamento e Inovação do Município de Santos; Larice Peters - Professora de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina; Karla Santa Cruz Coelho - Médica, Ex-Diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); juntamente com Washington Bonfim - Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e Professor do Departamento de Ciências Sociais (UFPI); e Shirley Dantas - Arquiteta Urbanista, atual presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Sergipe.

Cada inciativa precisou prestar contas da destinação do dinheiro recebido. “O investimento serviu para compra de equipamentos fotográficos que serão usados nas oficinas por pessoas que não tem condições de ter uma câmera, mas que desejam participar dos cursos” explica Fábio Rogério, morador de Sorocaba, idealizador do Fotografia Terapêutica.

Já o Cururu, o valor do prêmio será para pagar a apresentação dos curureiros, material didático, transportes, filmagem e lanches.

Aos serem selecionados, os idealizadores foram entrevistados por Marcelo Tas para falar mais sobre o projeto. Confira:

Tatuí: https://www.youtube.com/watch?v=VYCO0AU5nqE

Sorocaba: https://www.youtube.com/watch?v=5UGpqcpvqgI

No site movimentosdascidades.grupoccr.com.br, estão disponíveis os vídeos apresentados por Marcelo Tas que ressaltam vocações econômicas, culturais e também apontam vulnerabilidades e caminhos para contribuir com gestores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário