terça-feira, 17 de maio de 2022

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta concerto especial nesta quarta-feira

Evento homenageará o ex-professor da instituição Gilberto Galliard no dia 18 de maio, às 20h, com entrada gratuita

Foto: arquivo / Conservatório de Tatuí


17/05/2022 - O Conservatório de Tatuí anuncia para esta quarta-feira, 18, o concerto da Banda Sinfônica da instituição em homenagem ao Professor Gilberto Galliard, considerado o compositor com mais obras dedicadas para o trombone no Brasil. O evento será realizado no Teatro Procópio Ferreira, às 20h e tem entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados com antecedência na internet pela plataforma INTI e na bilheteria do próprio Teatro, de segunda a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí completa 30 anos de existência e é formada por cerca de 55 integrantes entre estudantes, professores da instituição e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de propiciar o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos já profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado “Compositores Brasileiros”, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí já conta com 12 álbuns gravados, além de um documentário lançado em 2007.

Para o maestro Marco Almeida Jr., que está na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2006, como músico e agora regente, o concerto será ainda mais especial por homenagear um dos maiores trombonistas, compositores e arranjadores brasileiros. “O professor Gilberto Gagliard (in memoriam) foi o responsável pela Escola Brasileira de Trombones e já foi até homenageado pela Associação Internacional de Trombones. Por esse grande artista ter forte ligação com o Conservatório de Tatuí, já que ele deu aulas na escola e foi um dos primeiros trombonistas da Banda Sinfônica, o concerto promete muitas emoções”, destaca o maestro.

Neste programa, o compositor Hudson Nogueira, também docente da instituição, dedicará uma obra ao professor Gagliardi, chamada “Rapsódia nº 1” para trombone solo e banda. A execução terá como solista o professor Marcelo de Jesus da Silva -- Marcelo “Bambam”, que foi aluno de Gagliardi. O público ainda poderá contemplar a apresentação de um coral com mais de 20 trombonistas entre professores e alunos do Conservatório, interpretando uma das composições mais famosas do homenageado: “Cantiga Brasileira”.

O evento é uma das atrações anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para a temporada de apresentações dos Grupos Artísticos em 2022. A programação inclui ainda dezenas de outros concertos das demais formações artísticas da instituição: Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão e Jazz Combo.

SERVIÇO
Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Data: 18 de maio, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Nenhum comentário:

Postar um comentário