domingo, 15 de maio de 2022

Museu Paulo Setúbal apresenta poema de Cristina Siqueira no YouTube

O poema Tatuianês já está exposto em painel na Praça do Museu.

Poeta Cristina Siqueira ganhou vídeo no canal do YouTube do Museu Paulo Setúbal

15/05/2022 - O Museu Paulo Setúbal de Tatuí estreou em seu canal no Youtube o vídeo do poema “Tatuianês”, da poeta Cristina Siqueira. A produção audiovisual ilustra virtualmente o mural poético da obra, que se encontra na Rua Sete de Maio, em frente à Praça do Museu.

O poema “brinca” com o jeito tatuiano de falar, considerado pela escritora como um dialeto próprio do município, como falar a letra “R” arrastada ou substituí-la em palavras que tem o “L” como letra correta, como nas palavras farta (falta) e frecha (flecha); ou até mesmo a pronúncia pausada das vogais, como o “E” dando origem ao folclórico “leitE quentE”. Além disso, a criação do mural teve o objetivo de valorizar o Museu e seus arredores, com poemas que incentivem a leitura em espaço público.

O vídeo está disponível no link https://bit.ly/3M4OlMl e trata a literatura a partir do jeito peculiar de falar do tatuiano, passando pela poética de Paulo Setúbal, que muito inspirou Cristina Siqueira, e de seus professores de Língua Portuguesa, que sempre fomentaram a cultura literária na cidade. “Esse é um start a um movimento de fomento à literatura na Praça do Museu. Não há separação entre literatura e vida, entre os recursos físicos, metafísicos e de conhecimento que disponho, está tudo aqui, esta é a minha cidade que fala”, comenta a escritora, proponente do Projeto.

O mural poético e o vídeo “Tatuianês” receberam recursos por meio do Edital de Cultura nº 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III da Lei Aldir Blanc (LAB); e contam com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário