terça-feira, 24 de maio de 2022

Inscrições para o 27º Festival Estudantil de Teatro vão até 10 de junho

Estão aptos a participar grupos de teatro de escolas públicas e particulares de todo o estado

I Festival Estudantil de Teatro em Tatuí (1977) | Foto: arquivo/Conservatório de Tatuí


23/05/2022 - Após uma pausa de sete anos, vem aí o 27º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP), evento promovido pelo Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina. As inscrições estão abertas. Os interessados devem seguir as orientações do regulamento disponível no site do Conservatório de Tatuí e podem inscrever-se gratuitamente até as 23h59 do dia 10 de junho, pelo e-mail fetesp@conservatoriodetatui.org.br.

Estão aptos a participar grupos de teatro e coletivos teatrais de Escolas públicas ou particulares, de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Livres, sediadas no estado de São Paulo. Os grupos selecionados receberão premiação no valor de R$ 3 mil, incluindo alimentação e hospedagem por cinco dias em Tatuí (SP). As despesas relativas a transporte e montagem do espetáculo, além de uma eventual extensão de estadia no município, são de responsabilidade de cada grupo. Os selecionados deverão estar na cidade e encaminhar-se ao Teatro Procópio Ferreira cinco horas antes da apresentação para montagem do cenário, ajustes de iluminação e ensaio geral.

A abertura oficial do 27º FETESP será realizada no dia 22 de julho, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. O FETESP tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre grupos estudantis e profissionais das diversas regiões paulistas. A novidade para esta edição é que o Festival será estendido e vai durar dez dias. A programação contará com criações em processo, espetáculos em diversos espaços da cidade, residências artísticas, produção de material crítico e registro para fins pedagógicos, oficinas, master classes e apresentações de espetáculos, performances e intervenções. As linguagens cênica e musical permearão as atividades, colocando em diálogo as duas linhas pedagógicas do Conservatório de Tatuí.

O gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas da instituição, Antonio Salvador, destaca a importância do evento para a história do teatro na região, que volta ao cronograma cultural da instituição após um hiato de sete anos. “O Festival tem uma importância gigantesca no Conservatório de Tatuí por trazer a memória afetiva. Muita gente que atua e dá aulas de teatro lembra com muito carinho a passagem por Tatuí durante os dias de FETESP”, conta Antonio.

Criado por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, o professor José Coelho de Almeida, o Festival Estudantil de Teatro surgiu em 1977, inicialmente apenas no âmbito municipal, reunindo participantes das escolas de Tatuí e do recém-criado curso de teatro da instituição. Em pouco tempo, o evento cultural tornou-se um grande movimento teatral na região e, a partir de 1982, foi oficializado como evento estadual pelo Decreto nº 18.434/82.

SERVIÇO
  • 27º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)
  • Inscrições: até 10 de junho de 2022 | fetesp@conservatoriodetatui.org.br
  • Seleção dos espetáculos: 11 a 21 de junho
  • Abertura oficial: 22 de julho
  • Encerramento: 31 de julho
  • Local: Teatro Procópio Ferreira -- Conservatório de Tatuí
  • Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário