sexta-feira, 20 de maio de 2022

Prefeitura realiza ação de acolhida a moradores de rua em dias de frio intenso

A busca ativa ocorre todas as noites entre 20h e 22h.

O prefeito Miguel acompanhou a ação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social


20/05/2022 - Após receber um alerta, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), de frio intenso para esta semana, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José realizaram, nas noites de terça, quarta e quinta-feira (17, 18 e 19/05), a Ação Acolhida. As abordagens tiveram o intuito de identificar e oferecer, em caráter emergencial, acolhimento para as pessoas em situação de rua no município.

O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior participou das abordagens na terça e na quarta-feira. “Eu acompanhei pessoalmente a atuação da equipe, pois essa situação humanitária é uma prioridade social da nossa administração”, enfatizou.

As ações aconteceram em pontos já identificados pela equipe do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – Creas, iniciando na região central e passando por outros pontos de incidência de pessoas em situação de rua.

Na primeira noite da ação (terça-feira), foram identificadas 18 pessoas em situação de rua neste trajeto, sendo que, destas pessoas, apenas 9 aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas à Casa de Apoio. No dia 18/05, quarta-feira, 9 pessoas em situação de rua foram abordadas e apenas 1 delas aceitou o acolhimento. Já na terceira noite consecutiva da Ação Acolhida (quinta-feira, 19/05), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social abordou 14 pessoas em situação de rua, sendo que 1 pessoa foi levada para a Casa de Apoio; 1 pessoa foi encaminhada para a sua própria residência; 5 pessoas foram realocadas; as demais pessoas não aceitaram o acolhimento.

Após o acolhimento, as pessoas em situação de rua receberam banho, alimentação e pernoite. Para aquelas pessoas que recusaram o acolhimento, foram entregues cobertores.

As equipes que trabalham na Ação “Acolhida” devem continuar nas ruas, entre 20h e 22h, enquanto o frio persistir, oferecendo acolhimento com pernoite e alimentação. A Prefeitura de Tatuí solicita o apoio da população para que, ao identificar alguma pessoa que esteja em situação de rua, ligue para a Guarda Civil Municipal – GCM, nos telefones 153 ou 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário