sábado, 14 de maio de 2022

Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico se reúne em Tatuí

Evento visou discutir avanços para a Região Metropolitana de Sorocaba

Por: Bruno Rodrigues, Luís Gustavo Adabro

Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico se reúne em Tatuí


13/05/2022 (Agência Sorocaba de Notícias) - Dando sequência às reuniões nas cidades pertencentes ao Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico, o grupo se reuniu, no final de abril, em Tatuí, a fim de discutir ações para o avanço da Região Metropolitana de Sorocaba.

Lançado em outubro de 2021, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o Comitê Regional, formado por 23 municípios da RMS, vem elencando as principais ações para serem trabalhadas de forma conjunta pelas cidades pertencentes em diversas áreas, como comunicação e marketing, qualificação de mão de obra e empregabilidade, turismo, inovação e tecnologia, infraestrutura, entre outras voltadas ao desenvolvimento econômico de toda a região.

Na reunião, estiveram presentes representantes dos municípios de Tapiraí, Salto, Araçariguama, São Roque, Alambari, Araçoiaba da Serra e Cerquilho, além de Sorocaba. Os participantes são todos indicados pelos seus respectivos prefeitos.

“É preciso discutir, cada vez mais, o que há de melhor em nossa região e divulgar, valorizando as atrações e as empresas de todas as cidades que compõem o Comitê de Desenvolvimento Regional. Juntos, conseguiremos, a cada dia, enaltecer as características específicas de cada município, evidenciando também o diferencial de todos eles em conjunto”, fala o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

O encontro aconteceu no Museu Paulo Setúbal, onde os presentes igualmente puderam fazer uma visita guiada pelo prédio histórico. Construído em 1920, antes de se tornar um espaço cultural, o local abrigou a penitenciária e, depois, o Fórum da cidade.

Tatuí foi uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a ser reconhecida como “Município de Interesse Turístico – MIT”, por meio da Lei n° 16.429/2017. A cidade é destaque como capital da música, sendo projetada internacionalmente por essa sua vocação cultural. Abriga, ainda, o maior conservatório de música da América Latina, tendo o título de “Cidade Ternura”, graças à receptividade de seus moradores.

O grupo ainda pôde conhecer a gastronomia local, que leva o título de “Terra dos Doces Caseiros”, em razão das iguarias que lá são produzidas. Numa visita à fábrica da Pingo Doce, estabelecida há 52 anos em Tatuí, a equipe foi recebida pelo seu proprietário, que apresentou todo o processo artesanal de produção.

As reuniões do Comitê são realizadas a cada mês em um município diferente, justamente com o intuito de todos conhecerem as características peculiares de cada cidade e identificarem pontos fortes em comum ou complementares, para serem trabalhados em conjunto. O próximo encontro acontecerá no mês de junho, na cidade de Boituva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário