quarta-feira, 25 de maio de 2022

Conferência Nacional de Educação começa nesta quarta-feira em Tatuí

Atividades acontecem nas dependências da Fatec Tatuí

Elisângela Cecílio, secretária de Educação


25/05/2022 - A Secretaria de Educação de Tatuí realizará nesta quarta e quinta-feira (25 e 26 de maio), na Fatec, a etapa municipal da Conae 2022 – IV Conferência Nacional de Educação.

A abertura oficial do evento será às 18h30 desta quarta-feira (25/05), com apresentação cultural e uma palestra com o tema central da Conae 2022: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, que será ministrada pelo professor Guilherme de Almeida, que é doutorando em Educação pela Unicamp, mestre em Educação pela Unicamp, bacharel em direito pela PUC-PR, e coordenador da construção das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Básica dos municípios de Leme - SP (2020) e Atibaia - SP (2020).

Na quinta-feira (26/05), as atividades terão início às 7h30 e se estenderão até as 17h, com apresentação cultural e mesa de debate sobre três eixos: 
  1. O Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas; 
  2. Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e 
  3. Criação do Sistema Nacional de Educação – SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
Depois, haverá ainda plenária de aprovação do regimento interno, plenária dos eixos e subeixos em salas de debates, plenária por segmento para eleição dos delegados, plenária final para a aprovação das emendas e a homologação dos delegados e encerramento com as colocações da secretária municipal da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.

“Esta Etapa Municipal é uma parte do processo da Conae, que visa canalizar as aspirações e expectativas da sociedade, construindo, com os Poderes Executivo e Legislativo, propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação. Em seguida, acontecerão as etapas Estadual, Distrital e as Articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação, no âmbito do Ministério da Educação”, explica Elisângela.

A secretária municipal de Educação acrescenta, também, que a Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Dentre seus objetivos, destacam-se as reflexões sobre as políticas públicas necessárias para que o direito a educação de qualidade seja universal, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, de forma a assegurar a formação integral do cidadão e de garantir o respeito à diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário