quinta-feira, 5 de maio de 2022

Obras de ampliação do Banco de Sangue de Tatuí tiveram início

Obras devem durar cerca de 90 dias; Banco de Sangue funciona em local temporário.

Obras de ampliação do Banco de Sangue de Tatuí tiveram início


04/05/2022 - O Banco de Sangue Fortunato Minguini, nas dependências da Santa Casa local, está sendo ampliado. As obras efetivamente começaram na terça-feira, 03/05. De forma temporária, o Banco de Sangue está realizando as coletas às terças e quintas na Travessa Monsenhor Magaldi, 296 (onde funcionava a Vigilância Epidemiológica).

O prédio terá mais 48,7 m2, o que vai permitir aumentar os dias de coleta de sangue. Importante lembrar que o Banco de Sangue local atende a Santa Casa, Hospital Unimed, UPA e o pronto-socorro, sendo essencial para salvar vidas.

A obra foi viabilizada através de uma parceria firmada em lei municipal entre Prefeitura, Câmara e Santa Casa, o que viabilizou os recursos necessários, algo em torno de R$ 230 mil. As obras devem durar 90 dias.

“O Banco de Sangue é muito importante para toda a estrutura de saúde pública, fico muito feliz pela situação atual, de podermos contribuir para a sua ampliação”, destacou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

Um pouco de história 

O Banco de Sangue “Fortunato Minghini” foi fundado pelo Lions Clube de Tatuí no Ano Leonístico 1955/1956. Primeiro funcionou em salas internas da Santa Casa. Depois ganhou prédio próprio, através de uma campanha comunitária liderada pelo Lions. Foi equipado com recursos de LCIF.

Em 2018, após um período de cerca de 5 anos de inatividade para coletas (funcionando apenas como agência transfusional), o Banco de Sangue reabriu suas portas para a comunidade. Na gestão da prefeita Maria José, foi formalizado um termo de convênio com o Hemonúcleo do Hospital da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), permitindo assim uma parceria técnica. Desde então, as coletas de sangue são agendadas (cadastro de mais de 2.800 doadores) e acontecem às terças e quintas-feiras, sempre a partir das 7h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário