sexta-feira, 5 de agosto de 2022

UPA de Tatuí é Ponto Estratégico para 9 cidades da região em casos de acidentes com animais peçonhentos

Na falta de um veículo próprio para o transporte da vítima, responsáveis devem ligar para o SAMU 192

UPA de Tatuí é referência para o atendimento especializado para 9 municípios da Região


05/08/2022 -  Você sabe onde procurar atendimento médico diante de uma picada de escorpião ou outros animais peçonhentos, como aranhas e cobras? A Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde informa que, nestes casos, independente do paciente ter ou não convênio médico, é preciso procurar imediatamente um Ponto Estratégico de Atendimento, levando ou não o animal que o picou.

No caso de moradores de Tatuí e de mais 8 municípios da região (Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Iperó, Jumirim, Quadra e Tietê), esse Ponto Estratégico é a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, de Tatuí.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, Rosana de Oliveira, explica que existe a necessidade de um atendimento imediato. “Sendo assim, a vítima deve se locomover, o mais breve possível, até a UPA. Na falta de um veículo próprio para o transporte da vítima, os responsáveis devem ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, pelo número 192, pois há urgência no atendimento de casos como este”, ressalta Rosana.

Todo o tratamento de acidente por picada de escorpião é gratuito pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A UPA de Tatuí está situada na Rua Quim Quevedo, nº 56, Jardim Junqueira, telefone (15) 3305-1032.

Nenhum comentário:

Postar um comentário