sábado, 27 de agosto de 2022

Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí realiza espetáculo gratuito no CEU das Artes

Peça “Kitembo -- entre nascedouros e poentes” escrito por Cristiane Sobral acontece no dia 28, às 16h

Foto: arquivo / Conservatório de Tatuí

27/08/2022 |  A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí realizará, no domingo, 28, às 16h, o espetáculo “Kitembo -- entre nascedouros e poentes”, peça assinada pela dramaturga Cristiane Sobral. A apresentação, da primeira obra escrita por uma mulher para a Cia. de Teatro da instituição, será no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) em Tatuí. A entrada é gratuita.

Com dramaturgia inédita, da convidada Cristiane Sobral que é reconhecida internacionalmente por suas publicações e palestras em países africanos e do continente americano, a peça conta a história de um menino que fica encantando e curioso com a existência de uma entidade chamada ‘Kitembo’. A partir do nascimento de duas meninas, que revela a imagem dessa misteriosa divindade, que conduz as chegadas e as partidas deste mundo, a obra leva ao público uma temporalidade com gosto de vida, tátil em seus tecidos tênues e perfumados.

Para o Coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, Thiago Leite, a obra de Cristiane Sobral marca a importância da pesquisa sobre teatro e democratização da arte em todo o processo de criação. “Para construir um trabalho acessível em ‘Kitembo’, temos investigado elementos de audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) enquanto linguagens da cena. De modo que ambos os recursos de acessibilidade e inclusão passam a integrar a peça como elementos poéticos, ou seja, de recursos de tradução apartados da cena passam a adentrar as composições visuais e sonoras do trabalho”, destaca Thiago.

O espetáculo conta com a direção de Thiago Leite e colaboração da atriz e professora Adriana Afonso. A peça aborda a construção de uma cena acessível e inclusiva com o uso de elementos de audiodescrição e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As ações fazem parte da programação artística de espetáculos dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí para a temporada 2022, que tem formações musicais e de artes da cena. Até o fim do ano, o trabalho deve circular por bairros da Capital da Música, com o objetivo de democratizar o acesso à arte.

SERVIÇO

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí - “Kitembo: entre nascedouros e poentes”

Coordenação: Thiago Leite

Data: 28 de agosto, domingo
Horário: 16h

Local: CEU das Artes (Centros de Artes e Esportes Unificados de Tatuí)

Rua Cândido José de Oliveira, 475, Vila Santa Helena, Tatuí/SP

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

Sob a coordenação de Thiago Leite, a Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí surgiu em 2009 com o objetivo de reunir alunos e alunas bolsistas para experiência concentrada, que vai da criação cênica até o encontro com o público. O Grupo Artístico, que conta atualmente com 15 integrantes, já circulou em festivais dentro e fora do Estado de São Paulo, sendo reconhecido em diversas premiações. Nos últimos anos, dedicou-se a encenar obras da dramaturgia brasileira contemporânea. A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí tem raízes em diversos coletivos liderados por artistas que estiveram à frente das atividades de artes cênicas da instituição, mesmo antes da criação do Departamento de Artes Cênicas, como Moises Miastkwosky -- com o Grupo Sófocles e, posteriormente, Grupo de Teatro Contemporâneo -- e Carlos Ribeiro e Antonio Mendes -- com o Grupo Teatral Novas Tendências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário