quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Ford prepara o campo de Tatuí para testar veículos autônomos

Investimentos envolvem digitalização, sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G; Tatuí representa um diferencial competitivo e estratégico para a Ford no Brasil e no mundo.

Por Redação AutoIndústria, com copidesque do DT

Foto: Divulgação/Ford


11/08/22 - A Ford anunciou esta semana novas ações na área de pesquisa e desenvolvimento, que vem reforçando desde o início do ano passado, quando suspendeu por completo as suas operações fabris no Brasil. Após ampliar o quadro de engenheiros no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Camaçari, BA, agora é a vez do Centro de Tatuí, SP, receber novos investimentos.

Sem divulgar valores, revela novas ações em digitalização da operação no município, assim como em sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G para testar veículos autônomos no local, que existe há 40 anos e também conta com laboratórios que atendem padrões e exigências mundiais do setor.

“A Ford é a única empresa da América Latina a contar com uma estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local com capacidade para desenvolver veículos globais”, comenta Alex Machado, diretor de desenvolvimento da Ford América do Sul.

Conhecido como Campo de Provas de Tatuí, o local recebe agora a denominação de Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, a mesma utilizada na unidade baiana, que abriga mais de 1,5 mil engenheiros, dos quais 500 contratados este ano.

Além de atuarem nos testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul, os profissionais locais da Ford também participam de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas. A expectativa para este ano é gerar uma receita de R$ 500 milhões com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais.

“Estamos provando que investir em desenvolvimento de tecnologia e inteligência automotiva é um negócio rentável, mas que requer uma estrutura de desenvolvimento e testes com profissionais altamente capacitados. Por isso, Tatuí representa um diferencial competitivo e estratégico para a Ford no Brasil e no mundo”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Tatuí em números

O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m2, dos quais 3,63 milhões de m2 são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.

O local – que atende diferentes segmentos, além do automotivo – está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra.

Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais.

Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado e posto de combustível, além de carregadores para veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário