sábado, 27 de agosto de 2022

Conservatório de Tatuí promove a 8ª Semana de Performance Histórica

Programação voltada ao estudo de obras e instrumentos dos séculos passados terá master classes, palestras e apresentações musicais de 31 de agosto a 2 de setembro, com entrada gratuita

Professor Bernardo Toledo Piza | Foto: Divulgação/Conservatório de Tatuí

27/08/2022 |  O Conservatório de Tatuí promove, de 31 de agosto a 2 de setembro, a 8ª Semana de Performance Histórica. Voltado à difusão da Música Antiga para os mais diversos públicos brasileiros, o evento terá três dias de palestras, master classes e apresentações musicais para o estudo de obras e instrumentos dos séculos XVII e XVIII. Com tema “Entre o antigo e o moderno”, esta edição homenageará Bernardo Toledo Piza, ex-professor da instituição e um dos convidados do evento. Todas as atividades são abertas ao público, com entrada gratuita, no Auditório da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí.

Com o objetivo de promover atividades práticas voltadas à interpretação musical em instrumentos de época, a 8ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí promete um intensivo intercâmbio cultural. Estudantes, músicos(as), docentes e apreciadores da música e da história da arte poderão acompanhar de aulas e palestras sobre composições e instrumentos representativos dos séculos XVII e XVIII, como: violino barroco, viola barroca, violoncelo barroco, viola da gamba, cordas dedilhadas históricas, fortepiano, flauta doce e cravo. Esta edição destacará, ainda, master classes de oboé barroco, traverso (flauta transversal barroca) e clarinete histórico. Estudantes interessados em participar das master classes como executantes devem inscrever-se pelo link. Já para ouvintes e outras atividades da programação, a entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.

As palestras e master classes serão ministradas por professores da instituição e pesquisadores e músicos convidados, incluindo: André Nardi, Bernardo Toledo Piza, Cesar Villavicêncio, Dagma Eid, João Guilherme Figueiredo de Miranda, Karine Franklin, Luciano Pereira, Marcos Baldini, Marcus Held, Maria Eugênia Sacco, Paulo da Mata e Pedro Persone. A programação visa difundir a Música Antiga, bem como divulgar este viés interpretativo diferenciado para todos aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos e sua atuação musical.

O grande homenageado da 8ª Semana de Performance Histórica é o Professor Bernardo Toledo Piza, que atuou como docente no Conservatório de Tatuí em duas ocasiões: de 1973 a 1974 e de 1981 a 1984. Formado em Instrumento (Flauta Transversal) pela Universidade de São Paulo (USP), também estudou Flauta Doce com Ricardo Kanji e matérias teóricas com Paulo Herculano nos Seminários de Música Pró-Arte de São Paulo. Em 1978, obteve bolsa de auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para estudar Flauta Doce e Interpretação de Música Barroca no Conservatório Real de Haia (Holanda). É Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997).

Bernardo Toledo Piza dedica-se à Flauta Doce desde 1967 e à Flauta Transversal Barroca desde 1978. Tem vasta experiência na área de Música Renascentista e Barroca e ministrou aulas em diversas instituições de ensino de música, festivais e master classes por todo o Brasil. Como flautista, fez parte de vários conjuntos de música antiga, iniciando sua carreira artística com o Conjunto Musikantiga em 1968. Desde então, apresenta-se com diversos grupos de câmara e orquestras de música barroca em salas de concertos e teatros do Brasil. Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e docente da Escola Municipal de Música de São Paulo.

SERVIÇO
8ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Tema: Entre o antigo e o moderno
Organização: Adriano Paes
Coordenação: Wallas Pena
Data: de 31 de agosto a 2 de setembro de 2022
Local: Auditório da Unidade 2 -- Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

Dia 31/08, quarta-feira
- 9h00 -- Palestra virtual “Flauta Doce”, com Cesar Villavicêncio
- 10h30 -- Palestra “Alfabeto musical e tablaturas mistas para cordas dedilhadas”, com Dagma Eid
- 14h00 -- Master Class de Clarinete Histórico, com Luciano Pereira
- 15h30 -- Master Class de Flauta Doce, com o homenageado Bernardo Toledo Piza
- 19h00 -- Concerto: Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí & Madrigal de Canto Barroco, com regência de Marcos Baldini

Dia 01/09, quinta-feira
- 9h00 -- Master Class de Oboé Barroco, com André Nardi
- 10h30 -- Master Class de Traverso (flauta transversal barroca), com Paulo da Mata
- 14h00 -- Master Class de Viola da Gamba e Violoncelo Barroco, com João Guilherme Figueiredo de Miranda
- 15h30 -- Master Class de Fortepiano, com Pedro Persone
- 19h00 -- Recital do Duo de Traverso e Violino Barroco, com Paulo da Mata e Marcus Held

Dia 02/09, sexta-feira
- 9h00 -- Palestra “Música Poética”, com Marcus Held
- 10h30 -- Master Class de Cravo, com Maria Eugênia Sacco
- 14h00 -- Palestra “Canto Barroco”, com Marcos Baldini
- 15h30 -- Master Class de Viola/Violino Barroco, com Marcus Held
- 19h00 -- Recital do Duo Cantarsi, com Karine Franklin (canto) e Dagma Eid (vihuela e guitarra barroca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário