quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Prefeitura promove a abertura do projeto Mulher Cuidadora

Objetivo é capacitar mulheres, a partir de 18 anos de idade, referenciadas nos quatro CRAS, em situação de pobreza ou vulnerabilidade social, para facilitar a superação de processos crônicos de exclusão social.

Projeto Mulher Cuidadora (divulgação)


09/08/2022 -  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou, no dia 4, na Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – Faesb,  a abertura do Projeto de Inclusão Produtiva “Mulher Cuidadora”. O objetivo é capacitar mulheres, a partir de 18 anos de idade, referenciadas nos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Leste, Central, Sul e Norte), em situação de pobreza ou vulnerabilidade social, visando facilitar a superação de processos crônicos de exclusão social.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Débora Franco, a capacitação será de Cuidadores de Pessoas, dividida em três eixos. O eixo 1, “Desenvolvimento Humano”, que teve início nessa quinta-feira, será realizado pelas equipes da Faesb e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como: solidariedade, capacidade de expressão e comunicação, autoconfiança, autovalorização e determinação.

Os outros dois eixos, que serão desenvolvidos até o dia 21 de setembro, ocorrerão na sede do Lions Clube de Tatuí. Com o tema “Capacitação Profissional”, o eixo 2 será conduzido por profissionais da “Cuidados com a Vida – Home Care”, que ministrarão o curso básico de cuidadores de pessoas. Este módulo abrangerá os seguintes assuntos: aspectos legais, profissionais, emocionais e físicos; paciente internado; unidade do paciente; moradia do paciente e área externa. O terceiro eixo, “Geração de Renda e Trabalho”, ficará sob a responsabilidade do Sebrae Aqui Tatuí com foco no desenvolvimento de habilidades de gestão e empreendedorismo, tais como planejamento, execução, avaliação e negociação.

Este plano de ação teve início no mês de abril de 2022, com o consultor João Nunes, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), sob a responsabilidade dos técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Débora Cristina Franco Nunes Rosa e Janderson Mendes Miranda Martins. O Projeto também conta com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – Faesb, da “Cuidados com a Vida – Home Care”, do Lions Clube de Tatuí, do Sebrae Aqui Tatuí e da Empresa Rosa.

O Projeto faz parte do Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva, que tem o intuito de sensibilizar, capacitar e apoiar os técnicos e gestores das administrações públicas municipal, e estadual e outros atores locais, quanto à construção de ações e planos de inclusão produtiva.

Ao término do Projeto, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, fará um cadastramento para acompanhar, periodicamente, as mulheres participantes, com o objetivo de gerar renda por meio da empregabilidade e/ou do empreendedorismo, possibilitando uma articulação com o Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, com empresas privadas, com organizações não governamentais, com o Sebrae Aqui, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário