sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Celso de Mello vê "frustração de mentes autoritárias" em cerimônia do TSE

(Foto: Nelson Jr./SCO/STF | ABr)

18/08/2022 |  Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o tatuiano Celso de Mello afirmou que a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi uma "advertência" a Jair Bolsonaro (PL).

Apesar de não citar diretamente o chefe do Executivo, o ex-ministro dá a entender em artigo publicado nesta quarta-feira (17) no Estado de S. Paulo que o apoio irrestrito dos presentes na cerimônia ao atual processo eleitoral frustrou os eventuais planos de golpe de Bolsonaro. "Representou, para frustração de mentes autoritárias desprezíveis e também para profunda irritação de vocações ditatoriais repulsivas, a luminosa celebração do regime democrático, o reconhecimento social inequívoco da solidez de nosso sistema eleitoral, a reafirmação da inquestionável segurança e da plena indevassabilidade das urnas eletrônicas, a certeza do respeito incondicional aos resultados eleitorais e a consequente prevalência da soberania popular no processo de votação!".

Para Celso de Mello, Moraes "dirigiu severa advertência àqueles que, de modo vil e indigno, ousam cultivar o ódio, praticar a intolerância, disseminar a mentira, vilipendiar as instituições da República, vulnerar a honra alheia, perpetrar manobras fraudulentas, abominar a liberdade, incitar o menosprezo e a transgressão aos princípios que consagram a democracia constitucional e desrespeitar decisões legitimamente proferidas por uma Justiça Eleitoral modelar, célere, isenta, imparcial e independente". 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário