terça-feira, 9 de agosto de 2022

Conservatório de Tatuí celebra 68 anos e integra programação de aniversário da cidade

Durante o mês de agosto os grupos artísticos da instituição realizam espetáculos gratuitos

Foto: divulgação


08/08/2022 -  Os Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí -- gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina -- vão se apresentar dentro da programação do mês de aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí. Os eventos são gratuitos e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Durante as celebrações no mês de aniversário da Capital da Música e dos 68 anos do Conservatório de Tatuí, a programação diversa prevê muita música brasileira com o concerto do Grupo de Choro, com apresentação marcada para o dia 17, no Teatro Procópio Ferreira. Também estão previstos concertos da Banda Sinfônica, Coro Artístico, Orquestra Sinfônica e a apresentação de um espetáculo produzido pela Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, no CEU das Artes. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 17 de agosto
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Sexta-feira, 19 de agosto
Coro Artístico do Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Quarta-feira, 24 de agosto
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Domingo, 28 de agosto
Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí
Horário: 16h
Local: CEU das Artes de Tatuí (Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí) Rua Cândido José de Oliveira, 475 -- Vila Santa Helena, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Quarta-feira, 31 de agosto
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

PARTICIPANTES:

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí - Criado em 1975 é o mais antigo grupo do gênero no país, formado por cerca de dez percussionistas. Seu objetivo é oferecer aos estudantes do Conservatório de Tatuí a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Além de executar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. O grupo atua com renomados(as) artistas convidados(as), como Eduardo Gianesella, Frank Oddis, Benjamin Toth, Eduardo Leandro, Elizabeth Del Grande, Ted Piltzecker, Vinícius Barros, Ari Colares, John Boudler, Kiko Freitas e Carlos Stasi, entre outros.

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí -- Sob a coordenação de Alexandre Bauab, o Grupo foi fundado em 1993 e é considerado um dos maiores incentivadores deste gênero musical no Brasil. O Conservatório é a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o ‘Choro’ como curso regular. Formado por alunos bolsistas e professores que se destacam pela versatilidade, improvisação e vasto repertório, o grupo já se apresentou em diferentes cidades do estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa ‘Brasil Instrumental’ da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa ‘Jazz & Companhia’), Memorial da América Latina e Sala São Paulo. Em 1999, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí gravou o primeiro CD e, desde então, reúne participações em álbuns de artistas brasileiros e internacionais, como ‘Soleil’ (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão), além de contribuir para a trilha sonora do longa-metragem ‘Um Craque Chamado Divino’ (2006) sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

Coro Artístico do Conservatório de Tatuí -- Sob a regência de Marcos Baldini, o Coro foi fundado em 1988. O grupo reúne cerca de 25 vozes e oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro realiza apresentações importantes de repertório a capella, música brasileira, repertório sinfônico e óperas. Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas.

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí -- Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí completa 30 anos neste ano e é formada por cerca de 50 integrantes entre estudantes, professores e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio entre alunos e alunas de nível avançado e músicos profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado ‘Compositores Brasileiros’, a Banda contabiliza 12 álbuns gravados, além de um documentário lançado em 2007.

Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí -- A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí surge em 2009, com a vocação de reunir alunos(as) bolsistas em torno de uma experiência concentrada de criação cênica até o encontro com o público. O Grupo Artístico, que conta atualmente com cerca de 15 integrantes, já circulou em festivais dentro e fora do Estado, sendo reconhecido em diversas premiações. Nos últimos anos, dedicou-se, sobretudo, em levar à cena obras da dramaturgia brasileira contemporânea. A Cia. de Teatro tem raízes em diversos coletivos liderados por artistas que estiveram à frente das atividades de artes cênicas da instituição, mesmo antes da criação do Departamento de Artes Cênicas, como Moises Miastkwosky -- com o Grupo Sófocles e, posteriormente, Grupo de Teatro Contemporâneo -- e Carlos Ribeiro e Antonio Mendes -- com o Grupo Teatral Novas Tendências. Coordenação: Thiago Leite.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí - A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar uma ampla experiência de repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados consagrados, como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Dentre os(as) solistas convidados, estão Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuelle Baldini, entre outros. Regência: Emmanuele Baldini.

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Nenhum comentário:

Postar um comentário