terça-feira, 23 de agosto de 2022

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se com convidados no teatro da escola

Recital terá participação de Fernando Deddos, Albert Khattar e Geremias Tiófilo, em eventos gratuitos

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí)


23/08/2022 |  O Conservatório de Tatuí recebe programação cultural especial da Banda Sinfônica da instituição. Nesta quarta-feira, 24, os professores  convidados Fernando Deddos, Albert Khattar e Geremias Tiófilo se juntam à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí para um concerto. 

O programa inclui obras compostas pelos convidados, além de peças escritas pelo consagrado Sebastião de Barros -- o “K-Ximbinho”. O concerto será às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, sob regência de Marco Almeida Júnior. A entrada é gratuita.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente na bilheteria do teatro, de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é formada por cerca de 50 integrantes entre estudantes, professores e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado ‘Compositores Brasileiros’, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí registra 12 álbuns gravados, além de um documentário, lançado em 2007.

Fernando Deddos - Além da carreira acadêmica, o professor Fernando Deddos atua como eufonista e pianista em parceria com outros artistas. É doutor em artes musicais pela University of Georgia (EUA), onde atuou como pesquisador criativo do programa de interdisciplinaridade em artes (ICE). É mestre pela Duquesne University (EUA) e graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar). Deddos foi o responsável por gravar o primeiro disco integralmente dedicado ao eufônio no Brasil, o ‘EuFonium Brasileiro’, premiado como o melhor álbum do biênio pela Associação Internacional de Eufônios e Tubas (ITEC, Arizona, 2010). É também presidente da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista Adams Instruments (Holanda), além de atuar em rodas de choro pelo Brasil.

Albert Savino Khattar - Professor convidado em diversos cursos de música pela América do Sul, América do Norte, Europa e África, Albert Savino Khattar faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professor colaborador do Instituto Carlos Gomes de Belém. Já ministrou aulas em diversas universidades nacionais e internacionais como University of North Georgia (EUA), Faculdade de Artes-Universidad de Chile, Universidad de Villa Maria (Argentina), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras. Apresentou-se em importantes festivais nacionais e internacionais e desenvolve um intenso trabalho de recitais e concertos como solista, em países da América do Sul, América do Norte, Europa e África. Atuou como solista frente à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica Unisinos, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Contemporânea do Ceará, Orquestra Sinfônica da Província Santa Fé, Banda Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, entre outras. Foi Tuba Solo da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de ter sido professor visitante do Conservatório de Tatuí. É mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com uma pesquisa inédita sobre a história da tuba no Brasil e o repertório brasileiro para tuba solo. Atualmente é doutorando em música na Unicamp, aprofundando sua pesquisa sobre a tuba no Brasil. Com seu contínuo trabalho pelo desenvolvimento da Tuba no Brasil, Albert é vice-presidente e membro fundador da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil -- ETB, constituída em outubro de 2016 e representante internacional na Associação Internacional -- ITEA. Com o álbum “Tuba Brasilis”, considerado o primeiro álbum brasileiro de tuba, recebeu elogios por parte da crítica especializada.

Geremias Tiófilo Pereira Júnior - Doutorando em música pela Universidade de Campinas (Unicamp), Geremias Tiófilo iniciou sua carreira musical em 1996 na Universidade Livre de Música Tom Jobim e Escola Municipal de Música, onde tinha como professores Demetrio Lima e Isidoro Longani, respectivamente. Em 1997 ingressou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência da maestrina Mônica Giardini. Já participou dos Festivais de Inverno de Campos de Jordão e Tatuí, no período de 1997 a 2004, nas modalidades: Banda Sinfônica e Big Band. No ano 2000 recebeu o prêmio Luis Arruda Paes, sendo indicado como bolsista destaque da temporada pela comissão de professores do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 2002 cursou a disciplina de especialização em música erudita para saxofone, sob orientação do professor Marcos Pedroso, no Conservatório de Tatuí. Foi premiado pela Fundação Pró-memória de Indaiatuba -- Prêmio Nabor Pires de Camargo em 2003 e em 2007. Atualmente é músico instrutor das bandas sinfônicas de Sumaré/Americana e professor de saxofone da Escola de Artes da UNASP-HT. No ano de 2020 comemorou 20 anos do Prêmio Maestro Luiz Arruda Paes, retornando ao auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão para um concerto especial. O músico prossegue com o projeto de pesquisa que abarca a prática interpretativa musical nos ritmos brasileiros, na linha de estudos instrumentais e performance musical na Unicamp.

SERVIÇO

Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Convidados: Fernando Deddos (eufônio), Albert Khattar (tuba) e Geremias Tiófilo (sax soprano e pífano)
Regência: Marco Almeida Júnior
Data: 24/08
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário