segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Conservatório de Tatuí recebe Festival Internacional Ethno Brazil nesta quinta-feira

Evento realizado no Teatro Procópio Ferreira reúne apresentações de artistas de oito países na quinta-feira, 11 de agosto, dia do aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí

Foto: divulgação


08/08/2022 -  O Conservatório de Tatuí receberá na quinta-feira, dia 11 de agosto, às 17h, dentro da programação de aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí, uma das etapas do Festival Ethno Brazil 2022. Trata-se de apresentações do maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos fruto de uma parceria da Sustenidos com a Jeunesses Musicales International (JMI). O evento, que será realizado no Teatro Procópio Ferreira, prevê a participação de artistas de diversos países e regiões do Brasil. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do próprio Teatro, de terça à sexta-feira.

Para as celebrações do aniversário de Tatuí, considerada a Capital da Música, e do Conservatório de Tatuí, que completa 68 anos neste ano, ambos no dia 11 de agosto, o público receberá de presente um concerto de música tradicional/folk. O evento será realizado por 26 músicos e dois diretores artísticos vindos de vários países e regiões do Brasil, compartilhando música tradicional de cada lugar em um show que contempla múltiplas experiências culturais.

Para o Gerente Geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira, a etapa do Ethno Brazil 2022, realizada no Teatro Procópio Ferreira, será um presente da Sustenidos não só para o maior Conservatório da América Latina como para a Capital da Música. “Nada mais justo do que festejar essa data com excelente música e trazer o Ethno Brazil para a programação do aniversário de Tatuí tem uma relevância muito grande, pois trata-se do evento reconhecido internacionalmente e essa será a oportunidade do mundo conhecer Tatuí”, destaca Oliveira.

O festival Ethno Brazil tem o objetivo de preservar a cultura tradicional por meio do diálogo intercultural, o que facilita a mobilidade de jovens músicos e talentos emergentes, tanto locais quanto no exterior. O festival busca criar oportunidades iguais para músicos de todos os gêneros e celebrar jovens talentos em um ambiente inclusivo, propiciando experiência em condições profissionais. Além da passagem pelo Conservatório de Tatuí, a programação do Ethno Brazil 2022 engloba imersão cultural na Fazenda da Serrinha e realização de concertos didáticos no Teatro Carlos Gomes, em Bragança Paulista (SP), na quarta-feira, dia 10 de agosto. Já na sexta-feira, 12, às 20h, será a vez das apresentações no Theatro Municipal, em São Paulo (SP).

O Festival Ethno Brazil

Criado em 2018, o Ethno Brazil está na sua terceira edição e o objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio cultural entre jovens músicos de diversos países e regiões do Brasil. Em 2022, o festival recebeu inscrições de 43 artistas, sendo 23 músicos brasileiros e outras 20 de países estrangeiros. O Ethno Brazil acontecerá de 1º a 13 de agosto e traz artistas de diversos cantos do mundo como Chile, Moçambique, Iraque, França, Palestina, Argélia, entre outros, além de artistas de diversas regiões do Brasil.

Com o objetivo de promover uma imersão musical e intercâmbio cultural entre várias culturas do mundo, o Ethno Brazil integra o Ethno World, maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos de 18 a 30 anos. Criado há 30 anos, o evento é promovido em outros 25 países. Pelo terceiro ano, o festival é realizado no Brasil através da parceria da Sustenidos com a Jeunesses Musicales International (JMI), considerada a maior ONG de música para jovens do mundo. A última edição do Ethno Brazil reuniu 28 músicos de várias partes do mundo, com espetáculo final realizado no Auditório do Ibirapuera, em 2019.

O Ethno surgiu na Suécia, em 1990, com a missão de manter vivas as tradições culturais para jovens gerações por meio de um acampamento musical. Partindo de workshops e apresentações, o objetivo é promover o diálogo entre culturas, difundindo conceitos como paz, tolerância, respeito, generosidade e compreensão. O programa culmina em uma série de apresentações, que podem ser autônomas ou conectadas a um festival maior. Em todo o mundo, os concertos Ethno são respeitados pelo virtuosismo e pela positividade.

PARTICIPANTES

- Adam Nicolás Bustios Jara (acordeón) -- Chile
- Aníbal da Costa Celestino (guitarra) -- Moçambique
- Cristóbal Cerda (percussão) -- Chile
- Daniel Romero Alfaro de Miranda, mentor júnior (percussão) -- São Paulo/Brasil
- Daroon Rwnd Othman (teclado / alaúde) -- Iraque
- Ester Moseis Macuacua (voz) -- Moçambique
- Fernanda Monserrat Soto Valdivia (violino) -- Chile
- Iago Tojal Araújo (voz/baixo/guitarra/pífano) -- Campinas/Brasil
- Igor Santos de Jesus Santos (guitarra/berimbau) -- Bahia/Brasil
- Juliana Saemi Murakami (taiko/shinobue) -- Paraná/Brasil
- Kayk Isaque da Silva Ferreira (percussão) -- Maranhão/ Brasil
- Kesia Pessoa Cordeiro (clarinete) -- São Paulo/Brasil
- Leandro Alexandre Venâncio de Almeida (voz/acordeon) -- Campinas/Brasil
- Leonardo Venancio Cappi (baixo) -- Bahia/Brasil
- Louise Calzada, mentora júnior (voz, cavaquinho) -- França
- Luana Paula Carvalho Duarte (percussão) -- Piracicaba/Brasil
- Luca D Alessandro (violoncelo) -- Campinas/Brasil
- Meliely Francine Sousa (violoncelo) -- Bebedouro/Brasil
- Michael Yuri Saito de Camargo (percussão) -- Santo André/Brasil
- Romain Valentino, mobilitity (voz/violão) -- França/Itália
- Saheb Sara (voz/bendir) -- Argélia
- Sara Liliana Tavera Mariño (voz, güiro, chapchas/maracas) -- Colômbia
- Tainara da Silva (voz) -- Bahia/Brasil
- Thayná Aline Bonacorsi Xavier (voz) -- Araraquara/Brasil
- Vinícius Sano de Araújo (flauta) -- São Paulo/Brasil
- Yousef Muzahem Saif (buzuq) - Palestina

Líderes artísticos:

- Suchet Malhotra (percussionista/Índia)
- Gabriel Levy (acordeonista/Brasil)

SERVIÇO
Festival Ethno Brazil 2022 no Conservatório de Tatuí
Data: 11 de agosto, quinta-feira
Horário: 17h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário