quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Festival traz 28 artistas de 8 países no aniversário de Tatuí

O “Festival Ehtno Brazil 2022” será realizado no Teatro “Procópio Ferreira”, às 17h desta quinta-feira (11).

"Festival Ehtno Brazil 2022" traz 28 artistas de oito países para Tatuí (divulgação)


10/08/2022 -  O maior festival internacional de música tradicional/folk, destinado para jovens músicos, desembarca em Tatuí no dia do seu aniversário (11/08), trazendo 28 artistas de oito países para a Capital da Música. O evento, intitulado “Festival Ehtno Brazil 2022”, será realizado no Teatro “Procópio Ferreira”, às 17h desta quinta-feira.

“Nada mais justo do que festejar essa data com música de qualidade e, trazer o Ethno Brazil para a programação do aniversário de Tatuí tem uma relevância muito grande, pois trata-se de um evento reconhecido internacionalmente, sendo essa uma oportunidade do mundo conhecer Tatuí”, destaca o gerente geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira.

A realização da etapa do festival em Tatuí se dá graças a uma parceria entre a gestora do Conservatório de Tatuí, a Sustenidos Organização Social de Cultura, com a Jeunesses Musicales International (JMI). O evento é gratuito e os ingressos devem ser adquiridos pela plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do teatro.

Os 26 músicos e os dois diretores artísticos que vão estar presentes no evento compartilharão as mais tradicionais músicas do local de onde vieram, compartilhando diversas experiências culturais com o público presente.

São eles: Adam Nicolás Bustios Jara (acordeón), do Chile; Aníbal da Costa Celestino (guitarra), de Moçambique; Cristóbal Cerda (percussão), do Chile; Daniel Romero Alfaro de Miranda (percussão), de São Paulo; Daroon Rwnd Othman (teclado e alaúde), do Iraque; Ester Moseis Macuacua (voz), de Moçambique; Fernanda Monserrat Soto Valdivia (violino), do Chile; Iago Tojal Araújo (voz, baixo, guitarra e pífano), de Campinas (SP); Igor Santos de Jesus Santos (guitarra e berimbau), da Bahia; Juliana Saemi Murakami (taiko e shinobue), do Paraná; Kayk Isaque da Silva Ferreira (percussão), do Maranhão; Kesia Pessoa Cordeiro (clarinete), de São Paulo; Leandro Alexandre Venâncio de Almeida (voz e acordeón), de Campinas; Leonardo Venâncio Cappi (baixo), da Bahia; Louise Calzada (voz e cavaquinho), da França; Luana Paula Carvalho Duarte (percussão), de Piracicaba (SP); Luca D’ Alessandro (violoncelo), de Campinas (SP); Meliely Francine Sousa (violoncelo), de Bebedouro (SP); Michael Yuri Saito de Camargo (percussão), de Santo André (SP); Romain Valentino (voz e violão), da França/Itália; Saheb Sara (voz e bendir), da Argélia; Sara Liliana Tavera Mariño (voz, güiro, chapchas/maracas), da Colômbia; Tainara da Silva (voz), da Bahia; Thayná Aline Bonacorsi Xavier (voz), de Araraquara (SP); Vinícius Sano de Araújo (flauta), de São Paulo; e Yousef Muzahem Saif (buzuq), da Palestina. Já os líderes artísticos são o percussionista Suchet Malhotra, da Índia; e o acordeonista Gabriel Levy, do Brasil.

O Teatro “Procópio Ferreira” está situado na Rua São Bento, nº 415, Centro.

Festival Ehtno Brazil 2022 – O evento surgiu na Suécia, em 1990, com a missão de manter vivas as tradições culturais entre os jovens, por meio de um acampamento musical. Partindo de workshops e apresentações, seu objetivo é promover o diálogo entre culturas, difundindo conceitos como paz, tolerância, respeito, generosidade e compreensão. O programa culmina em uma série de apresentações, que podem ser autônomas ou conectadas a um festival maior. Em todo o mundo, os concertos Ethno são respeitados pelo virtuosismo e pela positividade.

A etapa brasileira do festival foi criada em 2018 e está na sua terceira edição, envolvendo jovens músicos de 18 a 30 anos de idade, sempre em busca de criar oportunidades iguais para músicos de todos os gêneros e celebrar jovens talentos em um ambiente inclusivo, propiciando experiência em condições profissionais.

Neste ano, o Festival recebeu inscrições de 43 artistas, sendo 23 músicos brasileiros e outros 20 de países estrangeiros, como Chile, Moçambique, Iraque, França, Palestina e Argélia. O “Ethno Brazil” acontecerá de 1º a 13 de agosto – em Tatuí, em Bragança Paulista e na capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário