segunda-feira, 15 de agosto de 2022

R7 relata que estudantes do ITA lançaram foguete em Tatuí

Veja a matéria:

"Montenegro 1" foi lançado no último fim de semana no campeonato Latino American Space Challenge, no 'Cabo Canavial', em Tatuí

EDUCAÇÃO | Alex Gonçalves, do R7*

Foto: Guigo Moreira

13/08/2022 - 02H00 |  Os estudantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) realizaram nos dias 5, 6 e 7 de agosto o lançamento do foguete Montenegro 1, no campeonato Latino American Space Challenge, que ocorreu no Cabo Canavial (GRamas Xavier), na Estrada de Quadra, em Tatuí.

Foto: Guigo Moreira

A expectativa dos estudantes da equipe ITA Rocket, durante o evento, era de que o modelo atingisse a altura de três mil metros durante o lançamento, o que não ocorreu. A organização do evento está na etapa de apuração dos dados das equipes participantes e deve anunciar os vencedores nos próximos dias.

Foto: Guigo Moreira

De acordo com João Aguiar, presidente da equipe, o projeto foi um dos maiores foguetes entre os participantes na categoria. "Iniciamos a nossa preparação para esse projeto ambicioso há mais de um ano, investindo horas e mais horas dentro das nossas instalações para conseguir projetar e construir um foguete 100% feito por estudantes", conta.

Foto: Guigo Moreira

A oportunidade de criação de cada projeto possibilita novos estudos e avanços para o setor aeroespacial brasileiro. “Até 2026, nossa meta é ultrapassar a linha de 100 mil metros e chegar ao espaço”, afirma João.

Foto: Guigo Moreira

Ao todo, foram 68 projetos inscritos de 10 países, sendo 49 de foguetes e 19 de satélites, na 4ª edição do campeonato Latin American Space Challenge.

Foto: Guigo Moreira

A equipe também recebeu o prêmio de Team Conduct, concedido ao time que melhor se organizou com os procedimentos de segurança durante a competição.

Foto: Guigo Moreira

Cerca de 40 participantes, formados por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia, integram a equipe criada em 2011, que tem como principal objetivo formar profissionais de alto impacto e CEOs do mercado aeroespacial. 

(*) Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário