terça-feira, 30 de agosto de 2022

Prefeitura inaugura Sala Maker na Escola Senna em Ação

Na Sala Maker os alunos contam com três máquinas de fabricação digital: uma impressora 3D, uma cortadora a laser e um plotter de recorte, além de equipamentos de robótica e outros materiais pedagógicos.

Sala Maker na Escola Projeto Senna em Ação (Divulgação DI/PMT)


30/08/2022 | Com o intuito de promover a aprendizagem por meio de projetos, de forma interdisciplinar e baseada em resolução de problemas, usando a tecnologia com ferramentas inovadoras, a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Educação, inaugurou, na última sexta-feira (26/08), a “Sala Maker Espiral” da Escola Projeto “Senna em Ação”.

Do inglês Do-it-Yourself (DIY), o Movimento Maker tem como base a cultura do “faça você mesmo”. Por isso, na Sala Maker os alunos colocam a mão na massa e contam com ferramentas digitais e tecnologias que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, tendo à disposição três máquinas de fabricação digital, de última geração: uma impressora 3D, uma cortadora à laser e uma plotter de recorte; além de equipamentos de robótica e material pedagógico personalizado preparado por especialistas.

“Esta é uma Sala piloto, que vamos expandir para outras escolas. É algo que sempre sonhamos, inovador e de excelência à disposição dos alunos da Rede Municipal de Educação. É o futuro que começa agora!”, destacou o prefeito, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior.

Os professores do Ensino Fundamental I e II e os gestores foram preparados para trabalhar neste novo ambiente. Há alguns meses eles estão participando de uma série de formações com a Editora Amado Maker – empresa responsável pelo material didático da “Sala Maker Espiral”. Com isso, os profissionais puderam conhecer e explorar a Sala, com atividades mão na massa e muita criatividade.

Emocionada, a secretária municipal de Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, agradeceu à sua equipe de trabalho e ressaltou a importância deste novo projeto educacional. “Gratidão é a palavra para expressar tudo o que estamos vivenciando hoje. Gratidão à esta equipe maravilhosa, que aceitou o convite para construirmos propostas para a educação de Tatuí, propostas estas que vão muito além de um ato pedagógico e que se baseiam em metodologias ativas, dando ênfase para o trabalho criativo, inovador e prático. Com certeza nossos alunos têm o que há de melhor no processo ensino-aprendizagem, com professores mediadores muito bem capacitados”, comemorou.

Além do prefeito Miguel e da secretária de Educação Elisângela, a inauguração da “Sala Maker Espiral” contou com a participação da primeira-dama, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do CEO da Editora Amado Maker, Marcelo Amado; do diretor pedagógico da Editora Amado Maker, Eliton Meireles; do diretor da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, dos vereadores Paulo Sergio de Almeida Martins e Débora Cristina Machado de Camargo; Anderson Luiz de Souza; do secretário de Governo da Prefeitura de Indaiatuba, Luiz Alberto Cebolinha Pereira; e de secretários da Prefeitura, supervisores, diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário