sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Tatuí recebeu certificação VerdeAzul

Certificação estadual ocorreu no último dia 23

Secretário José Hélio de Oliveira Júnior (Divulgação / PMT)


26/08/2022 |  Na manhã do último dia 23, Tatuí conquistou, após três anos, o Certificado do Programa Município VerdeAzul (PMVA), em solenidade realizada no Salão Nobre da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. O PMVA foi criado em 2007, com o intuito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das cidades paulistas.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, José Hélio de Oliveira Júnior, que esteve na cerimônia, a certificação tatuiana se deu graças aos projetos do Departamento de Meio Ambiente, como o Projeto “Nascentes”, a Coleta Seletiva, o “Óleo Zero”, as Operações Limpeza e Cata Treco e os Ecopontos. “ A promoção de campanhas educativas orientando sobre os riscos e perigos quanto aos descartes incorretos, queimadas e degradações ambientais também tem sido constante em Tatuí”, afirmou o secretário.

Em Tatuí, o PMVA tem como interlocutores os engenheiros Karina Camargo de Sousa e José Vicente Alamino de Moura, mas o esforço na elaboração e execução das ações foi creditado a todo o Departamento de Meio Ambiente.

Para se enquadrar na certificação, os municípios são avaliados de acordo com os seguintes critérios: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Por meio desses critérios, o Programa Município VerdeAzul busca estimular e auxiliar as gestões municipais na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário