sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Documentário “Um vírus em Mim” estreia no canal do Museu Paulo Setúbal no Youtube

O canal do Museu Histórico Paulo Setúbal no Youtube, apresenta nesta sexta (19), às 19h, o documentário “Um vírus em Mim”, com roteiro de Helô Borges e direção de William Lima e Rose Colina. 

Um vírus em mim, documentário (Divulgação)


Para acessar o canal do Museu Paulo Setúbal, clique no link abaixo. https://youtu.be/1B0bSdliHIo

O documentário registra a história de 18 mulheres que relatam como enfrentaram a pandemia. Quais foram as sequelas físicas, emocionais e sociais que ela vem deixando ao longo desses 20 meses? O que se espera daqui para frente?

O roteiro e a direção do documentário busca, através da empatia, conversar sobre os efeitos da pandemia na sociedade como um todo, focado no público feminino, que se viu, de uma hora para outra sobrecarregada, amedrontada e fragilizada em sua própria casa. Expor esse tema, com seriedade e sensibilidade é necessário para que mais e mais gente se encontre nas falas trazidas a força para seguir em frente.

A razão pela qual a proponente, Cildete Saroba, redige o projeto, explicita os sentimentos sobre todo esse tempo a que as mulheres foram expostas, desde o risco real de uma virose até as sequelas emocionais das quais ainda não temos a exata dimensão. Descreve a proponente que, quanto mais falarmos sobre essas dores, mais encontraremos eco e teremos na união e na solidariedade, a única saída.

“Desse isolamento nascem tantos sentimentos que, se revelados podem trazer à tona as emoções escondidas, o medo do medo, a impotência da solidão, o cessar do sonho, a fragilidade da vida. Mas precisamos falar sobre isso, mais do que nunca é preciso falar.” O índice de violência doméstica, bem como o número de feminicídio cresceram drasticamente durante a pandemia. Mulheres foram obrigadas a trabalhar em casa, às vezes, até ao lado de seu agressor. Os filhos não foram para a escola e ficaram em casa, talvez, até presenciaram tais agressões... Ficamos isolados e sem contato físico com nossos familiares, amigos... Ou até foram obrigadas a trabalhar enfrentando o medo do contágio. Muitas perderam entes queridos e estão enlutadas.” Falar sobre”, pode ser “Um desabafo”. A oportunidade de dar voz, conversar com pessoas que entendam suas dores pode ser positivo e um ponto de partida para o processo de ajuda.” Descreve a proponente de “Um Vírus em Mim”.

O projeto recebeu recursos por meio do Edital de Cultura 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III Da Lei Aldir Blanc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário