sábado, 18 de junho de 2022

Tatuí promoveu caminhada contra a violência contra idosos

Caminhada de Mobilização aconteceu na região central de Tatuí na quarta-feira (15).

Tatuí promoveu caminhada contra a violência contra idosos


18/06/2022 -  No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (15/06), uma Caminhada de Mobilização aconteceu na região central de Tatuí, saindo da Praça Olívio Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras) e seguindo até a Praça da Matriz.

A fanfarra do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT animou a caminhada e, na Praça, finalizou a sua apresentação junto com o Coral do Projeto. Também tiveram outras apresentações artísticas: do Grupo “Seresteiros com Ternura”; do Grupo de Dança Sênior do Longevitá – Centro Dia 60+ (instituição particular que atende idosos); e dos alunos da EMEF “Prof. Alan Alves Araújo”.

As atividades fazem parte da Campanha “Junho Violeta”, que tem o intuito de alertar a população sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos de todos aqueles que já estão na “melhor idade”, ou seja, tem 60 anos de idade ou mais.

Além disso, outros atos serão realizados durante o ano, como palestras informativas nas escolas municipais e nas Unidades Básicas de Saúde, promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa de Tatuí, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, Família e Cidadania, ainda ressalta a importância das denúncias em casos de violação dos direitos dos idosos, que podem ser feitas de forma remota pelo Disque 100, pelo aplicativo Direitos Humanos e pelo Telegram “Direitos Humanos Brasil”; ou ainda pessoalmente, em Delegacias Especializadas; no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (que será empossado brevemente); nos Conselhos Municipais; e no Ministério Público.

O Conselho Municipal do Idoso de Tatuí está à disposição para qualquer informação e se reúne todas as primeiras quartas-feiras do mês, às 9h, na Sala dos Conselhos, que fica na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, situada na Avenida Senador Laurindo Dias Minhoto, nº 310, Vila Dr. Laurindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário