domingo, 26 de junho de 2022

Cerca de 200 pessoas participaram das palestras do Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Finalizando o Ciclo de Palestras, foi a vez do chefe Regional da Fiscalização do Trabalho da Agência Regional de Itapeva, José Urubatan Carvalho Vieira.

"1° Ciclo de Palestras em Alusão ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil"


26/06/2022 -  O Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), recebeu nesta quinta-feira (23/06), o “1° Ciclo de Palestras em Alusão ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil”. Aproximadamente 200 pessoas participaram da ação, dentre profissionais da Rede Municipal de Educação e das secretarias municipais; e responsáveis, representantes e alunos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O evento teve início com uma apresentação do Curso “Brincar e cantar, é só começar”, dos alunos da EMEF “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, com as professoras Maria Elisa Machado de Almeida e Ana Paula da Cunha de Miranda. Em seguida, foi apresentado um vídeo lúdico e instrutivo, preparado pela Comissão Contra o Trabalho Infantil.

A primeira palestra foi conduzida pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – Campinas, João Batista Martins César, que apresentou os números negativos do trabalho infantil em todo o país, além de chamar a atenção a respeito dos mitos que são constantemente difundidos pelas pessoas, como “o trabalho não mata ninguém”.

Em seguida, finalizando o 1º Ciclo de Palestras, foi a vez do chefe Regional da Fiscalização do Trabalho da Agência Regional de Itapeva, José Urubatan Carvalho Vieira, falar com os presentes. Em sua palestra, ele apresentou os índices atuais de Tatuí em relação ao Trabalho Infantil, além de explanar sobre tópicos importantes para o combate eficaz da problemática, como o engajamento do Poder Público e o cumprimento das cotas para contratação de aprendizes nas empresas, que serão notificadas caso não cumpram o percentual adequado.

Acompanharam a palestra os secretários municipais Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social), Elisângela Cecílio (Educação), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), os vereadores Renan Cortez e Paulo Sergio de Almeida Martins, a Presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Andresa Aparecida Rodrigues Ribeiro, e demais membros do Conselho.

“Nosso papel como defensores das crianças e adolescentes é que eles possam vivenciar sua infância de forma plena e que eles possam concluir seus estudos, se capacitar e, como rege a lei, conseguir um espaço no mercado de trabalho como aprendiz, na idade adequada, desde que o adolescente seja contratado da forma correta”, comentou a secretária Elaine Leite de Camargo Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário