segunda-feira, 27 de junho de 2022

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza concerto com alunos do curso de Regência e vencedores do ‘Concurso Jovens Solistas 2020’

O espetáculo será no Teatro Procópio Ferreira, na próxima quarta-feira, dia 29, às 20h, com entrada gratuita e participação especial do regente convidado Altamiro Bernardes

Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí


27/06/2022 - A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará um concerto nesta quarta-feira, dia 29, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com participação especial de alunos(as) do curso de Regência e de alunos(as) vencedores(as) do concurso interno ‘Jovens Solistas 2020’. O espetáculo também contará com a participação do regente convidado Altamiro Bernardes, professor do curso de Regência da instituição. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Os alunos e alunas do Curso de Regência do Conservatório de Tatuí farão a abertura do concerto, com apresentação das obras dos compositores Ron Nelson e Rob Goorhuis. De acordo com o regente titular do grupo, Marco Almeida Júnior, alguns destes(as) estudantes terão a oportunidade de reger um grande grupo sinfônico pela primeira vez. Em seguida, entra em cena o professor Altamiro Bernardes, docente do Curso de Regência da instituição, que conduzirá a Banda Sinfônica na execução de obra do compositor americano Eric Whitacre. Para encerrar o espetáculo, o Grupo Artístico recebe os alunos solistas Gleysser Menezes (saxofone alto) e Hethiely Gonçalves (flauta), vencedores do ‘Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica 2020’.

Para o professor Altamiro Bernardes, o concerto é uma oportunidade única para os estudantes experimentarem aquilo que vivenciam durante o curso. “Um dos maiores desafios no estudo da regência é conseguir aprender sem ter o instrumento em casa. Iniciativas como essa, do concerto com a Banda Sinfônica, permitem acesso dos alunos ao seu instrumento, possibilitando o desenvolvimento musical deles", pontua.

O maestro Marco Almeida Júnior, que atua na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí há mais de 15 anos, destaca o papel da classe de Regência em permitir o intercâmbio cultural entre os(as) músicos(as). “Em todas as edições do Seminário de Regência, a banda foi o grupo residente, recebendo maestros convidados do mundo todo, além de alunos e alunas. É importante que os maestros e maestrinas tenham um grupo para tal prática”, afirma.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí completa 30 anos neste ano e é formada por cerca de 50 integrantes entre estudantes, professores e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado ‘Compositores Brasileiros’, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí já conta com 12 álbuns gravados, além de um documentário lançado em 2007.

O Curso de Regência do Conservatório de Tatuí é voltado para músicos instrumentistas com conhecimento de nível médio, em um cronograma dividido em duas etapas, com duração de dois anos cada. Criado em 1997, com o objetivo de fornecer ferramentas básicas para músicos ou regentes sem acesso a formação musical, o curso garante grade curricular que inclui técnicas, estudos básicos e pesquisa aprofundada em produção musical para orquestra sinfônica e banda sinfônica.

SERVIÇO
Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e convidados
Regência e coordenação: Marco Almeida Júnior
Data: 29 de junho, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.



Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)



Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário