quarta-feira, 29 de junho de 2022

Tatuí é campeã em Responsabilidade Social no Ranking da revista IstoÉ

AS MELHORES CIDADES DO BRASIL 2022

Indicadores Sociais – Responsabilidade Social

29/06/2022 -  A revista IstoÉ publicou nesta quarta-feira (29) as cidades campeãs do seu Ranking "As Melhores Cidades do Brasil" do subgrupo Responsabilidade Social.  O ranking foi elaborado pela Austin Rastings. Os municípios foram divididos em três categorias: pequeno, médio e grande porte, sendo que as menores dominaram no ranking geral.

Tatuí figurou como a campeã na categoria "Médio Porte", com 2.848 pontos. Das cidades mais próximas, os melhores resultados foram de Porto Feliz (7º lugar, 2.794 pontos), Salto (34º lugar, 2.680 pontos), São Roque (40º lugar, 2.657 pontos) e Votorantim (50º lugar, 2.630 pontos).

Piracicaba ficou em segundo lugar entre as de grande porte, com 2.842 pontos, e Sorocaba em 11º lugar, com 2.762. Na categoria "Pequeno Porte", a cidade mais próxima foi Águas de São Pedro, que figura em 31º lugar, com 2.993 pontos.

Se consideramos um conjunto de grandes e médias cidades juntas, Tatuí estaria como a segunda melhor do Brasil, atrás apenas de Marília. 

Veja abaixo o "pódio" de cada categoria:

GRANDE PORTE
1. Marília (SP)
2. Piracicaba (SP)
3. Santo André (SP)
4. Vila Velha (ES)
5. Americana (SP)

MÉDIO PORTE
1. Tatuí (SP)
2. Porto Ferreira (SP)
3. Mogi Guaçu (SP)
4. Itupeva (SP)
5. Ribeirão Pires (SP)

PEQUENO PORTE e GERAL
1. Severiano de Almeida (RS)
2. Doutor Ricardo (RS)
3. Nuporanga (SP)
4. Pratinha (MG)
5. Santa Cruz da Esperança (SP)

Veja o que diz a revista a respeito de Tatuí

Tatuí tem enfoque social dirigido diretamente à população menos favorecida


Tatuí

Reconhecida por lei estadual como Capital da Música, é famosa nacionalmente por abrigar o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, o Conservatório de Tatuí maior escola de música da América Latina e a mais tradicional do Brasil.

Revista IstoÉ


Distante cerca de 130 km da capital paulista, com população estimada em 124 mil habitantes (IBGE 2021), Tatuí, desde agosto do ano passado, tem à frente o prefeito estreante Miguel Lopes Cardoso Junior (PSDB), que assumiu o cargo em função do falecimento da então prefeita reeleita Maria José Gonzaga. Cardoso Junior diz que todo o trabalho que vinha sendo feito até então não foi interrompido, inclusive o desafio de lidar com a pandemia. “Tatuí sofreu como outras cidades do País, porém percebemos que ela está recuperando sua economia em velocidade acelerada devido à união de esforços entre o Poder Público e demais setores produtivos. A geração de empregos cresceu e as demandas sociais estão sendo atendidas. O crescimento quantitativo da cidade vem sendo acompanhado de uma melhora na qualidade de vida em termos de Segurança, Trabalho, Saúde e Educação”.

Falando do reconhecimento recebido agora como cidade de médio porte campeã no subgrupo Responsabilidade Social, o prefeito frisa que Tatuí, nessa administração, desenvolve um enfoque social dirigido diretamente à população menos favorecida. Para isso, segundo Cardoso Junior, é fundamental o empenho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, ambas trabalhando com políticas públicas que envolvem outros setores da sociedade. “Acreditamos que projetos e ações sociais beneficiem a qualidade de vida de toda a população e, consequentemente, levem ao aumento do IDH do município. Dessa forma, receber esse prêmio é prova de que estamos no rumo certo”. Outro destaque é o Fundo Social de Solidariedade do município, uma referência no Estado, atuando desde 2005 na inclusão da população vulnerável no mercado de trabalho por meio de treinamentos e capacitações e, mais recentemente, com aulas de empreendedorismo.

O prefeito cita ainda a reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, iniciada na gestão anterior; informa que inaugurou cinco ecopontos nos últimos meses – até o fim deste ano serão mais quatro – e reforça que a administração mantém diálogo aberto com a população. “Sucedemos uma prefeita reeleita, com bons índices de aprovação; portanto, é dever nosso prosseguir na política que está dando certo e seguir o planejado em conjunto para o quadriênio 2021/2024”.

Veja abaixo as cinquenta melhores cidades do Brasil quanto a Responsabilidade Social por categorias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário