sábado, 4 de junho de 2022

Conservatório de Tatuí realiza 2º Encontro de Educadores sobre ensino musical neste sábado

Evento acontece no sábado, 4 de junho, a partir das 8h20, com transmissão ao vivo via Youtube

Foto: divulgação


03/06/2022 - O Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina -- realiza no próximo sábado, 4 de junho, às 8h20, com transmissão via YouTube do Conservatório, mais um evento do programa de Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade. Professores da instituição e docentes convidados se reúnem, uma vez por mês, para dialogar sobre temas relevantes da educação musical.

O segundo encontro do evento terá a participação dos artistas-educadores, Janete El Haouli e Gabriel Levy, com o tema ‘Sons e Músicas do Mundo -- praticando escutas para uma Educação Musical estendida’. Através de experiências e reflexões, serão apresentados fundamentos teóricos e propostas práticas para o desenvolvimento de diferentes estéticas e culturas, incluindo paisagens sonoras e músicas do mundo de diferentes épocas e sociedades.

As conversas realizadas de forma virtual possibilitam que o conteúdo, abordado por profissionais conceituados da área, seja levado não somente aos alunos e alunas do Conservatório de Tatuí, mas também ao público interessado no tema. Dessa forma, os Encontros de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade contribuirá com a formação dos docentes musicais, trazendo reflexões sobre práticas musicais atuais.

SERVIÇO
Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade
Janete El Haouli e Gabriel Levy
Data: 4 de junho, sábado
Horário: 8h20
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Transmissão via Youtube.

PROGRAMAÇÃO
Janete El Haouli e Gabriel Levy

Tema: Sons e Músicas do Mundo -- praticando escutas para uma Educação Musical estendida.

Ementa: Os artistas-educadores compartilham suas experiências e reflexões sobre possíveis práticas de escuta de maneira crítica e criativa para a construção de uma musicalidade ampliada, utilizando recursos para além dos tradicionais padrões eurocêntricos da educação musical. Serão apresentados fundamentos teóricos e propostas práticas para o desenvolvimento de uma consciência mais ampla das possibilidades e vivências de escutas de repertórios de diferentes estéticas e culturas, incluindo paisagens sonoras e músicas do mundo de diferentes épocas e sociedades.

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank
Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA
Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Nenhum comentário:

Postar um comentário