sábado, 25 de junho de 2022

Grupo de Percussão e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí se unem em concerto neste domingo

Espetáculo com clássicos da música brasileira será realizado no Teatro Procópio Ferreira, dia 26, às 11h, com entrada gratuita

Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí


25/06/2022 -  O Grupo de Percussão e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí se apresentam juntos no palco do Teatro Procópio Ferreira neste domingo, dia 26, às 11h. O concerto promete trazer vários clássicos da música brasileira, interpretados conjuntamente ou por cada grupo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h, ou no domingo, a partir das 9h.

Para este concerto, os Grupos Artísticos preparam um repertório que destaca grandes compositores da música brasileira, entre outras obras. Para a apresentação do Grupo de Choro, o público apreciará obras como ‘Juracy’ (Anacleto Medeiros), ‘Arranca toco’ (Meira) e ‘Graúna’ (João Pernambuco). Em seguida, o Grupo de Percussão entra em cena tocando ‘M.O.S’ (Douglas Gutjahr) e ‘Danças Brasileiras: Baião e Frevo’ (Ney Rosauro).

E para fechar com chave de ouro, os grupos executam os clássicos ‘Brasileirinho’ e ‘Carioquinha’ (Waldir Azevedo), ‘Feira de Mangaio’ (Sivuca), ‘Noites Cariocas’ (Jacob do Bandolim) e ‘Remexendo’ (Radamés Gnattali).

Sob a coordenação de Alexandre Bauab, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1993 e é considerado um dos maiores incentivadores deste gênero musical no Brasil. O Conservatório é a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o ‘Choro’ como curso regular. Formado por alunos bolsistas e professores que se destacam pela versatilidade, improvisação e vasto repertório, o grupo já se apresentou em diferentes cidades do estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa ‘Brasil Instrumental’ da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa ‘Jazz & Companhia’), Memorial da América Latina e Sala São Paulo. Em 1999, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí gravou o primeiro CD e, desde então, reúne participações em álbuns de artistas brasileiros e internacionais, como ‘Soleil’ (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão), além de contribuir para a trilha sonora do longa-metragem ‘Um Craque Chamado Divino’ (2006) sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí foi criado em 1975, é o mais antigo grupo do gênero no país, formado por cerca de dez percussionistas. Seu objetivo é oferecer aos(às) estudantes do Conservatório de Tatuí a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Além de executar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. O grupo atua com renomados(as) artistas convidados(as), como Eduardo Gianesella, Frank Oddis, Benjamin Toth, Eduardo Leandro, Elizabeth Del Grande, Ted Piltzecker, Vinícius Barros, Ari Colares, John Boudler, Kiko Freitas e Carlos Stasi, entre outros.

SERVIÇO
Concerto: Grupo de Percussão e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Luis Marcos Caldana e Alexandre Bauab Júnior
Data: 26 de junho, domingo
Horário: 11h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.


Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário