sexta-feira, 10 de junho de 2022

Conservatório de Tatuí recebe Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo

Corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo fará um concerto neste sábado, dia 11, às 17h, no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí, com entrada gratuita

Enviada por Adolfo Morais

Foto: Clarissa Lambert/Divulgação


10/06/2022 -  O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música a Orquestra Experimental de Repertório: corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo. Formado por aproximadamente 100 músicos(as), o grupo fará um concerto neste sábado, dia 11, às 17h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro.

Criada em 1990 a partir de um projeto apresentado pelo maestro Jamil Maluf, a Orquestra Experimental de Repertório (OER) tem seu foco na última etapa da profissionalização dos instrumentistas e busca prepará-los para atuar em grandes orquestras e experiências internacionais. A OER tem como objetivos a formação de profissionais da mais alta qualidade, a difusão de um repertório abrangente, diversificado e capaz de mostrar o extenso alcance da arte sinfônica, além da formação de novas plateias. Segundo os organizadores, o nome Experimental foi escolhido a partir de três pilares: primeiro, por ser um estágio da formação, o músico está experimentando com o seu talento; depois, o repertório vai além do clássico europeu e apresenta músicas contemporâneas de diversas nacionalidades e, por último, a orquestra está sempre aberta ao acolhimento e fusão de novas técnicas e tecnologias.

Para este concerto, a OER promete um programa bem brasileiro, com “Premê - São Paulo São Paulo” (Nelson Ayres), “Abertura Titânica” (Daloia -- Titãs), “Bachianas Brasileiras nº 4 - III mov. Cantiga” (Villa-Lobos), “Sinfonia Popular nº 1 - IV mov. Baião” (Gnatalli), “Série Brasileira - IV mov. Batuque” (Nepomuceno), “Suíte Nordestina” (Duda do Recife) e “Aquarela do Brasil” (Daloia - Ary Barroso).

A Orquestra Experimental de Repertório tem como regente titular o Maestro Jamil Maluf, graduado em Regência Orquestral pela Escola Superior de Música em Detmold (Alemanha), sob orientação do Mto. Dr. Martin Stephani. Durante sua longa permanência na Europa, atuou como regente convidado de diversas orquestras e participou dos Seminários Internacionais para Regentes, ao lado do maestro Sergiu Celibidache. Ao regressar ao Brasil, em 1980, Maluf tornou-se diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal do Theatro Municipal de São Paulo. Em 1990, criou a OER, que conduz com grande sucesso. Atuou, ainda, como regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná (Teatro Guaíra) e como Regente da Orquestra e Professor de Regência nos 12º e 34º Festivais de Inverno de Campos do Jordão, sendo frequentemente convidado a dirigir os principais conjuntos sinfônicos brasileiros da atualidade.

Jamil Maluf foi reconhecido, por cinco vezes, com o prêmio de “Melhor Regente de Orquestra” pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), e conquistou o “Prêmio Carlos Gomes” e o “Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho” na categoria Personalidade Musical do Ano. Como compositor de trilhas-sonoras para teatro, o maestro recebeu os prêmios APETESP, APCA e PANAMCO. Em 2015, assumiu também o posto de regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

SERVIÇO
Concerto: Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo
Jamil Maluf, regente
Data: 11 de junho de 2022, sábado
Horário: 17h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

*Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do Teatro, que abre de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h, ou duas horas antes do evento.
Classificação indicativa: Livre

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Nenhum comentário:

Postar um comentário