domingo, 5 de junho de 2022

Hoje é o Dia Municipal de Luta contra Queimaduras em Tatuí

É o Junho Laranja: a Prefeitura realiza campanha de prevenção contra queimaduras

Em Tatuí, por lei, existe o Dia Municipal de Luta contra Queimaduras

06/06/2022 - Em 6 de junho é instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras e a Sociedade Brasileira de Queimaduras promove, anualmente, a Campanha “Junho Laranja” que, em 2022, tem como tema “Comunidade Segura, livre de queimaduras”. Em Tatuí, a data e a Campanha também são lembradas, por meio da Lei Municipal nº 5.326/2019, que inclui no calendário oficial de eventos o Dia Municipal de Luta contra Queimaduras. O objetivo é alertar e conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com queimaduras, os traumas que eles podem causar e como prevenir as queimaduras, divulgando os métodos de primeiros socorros.

As queimaduras são ocasionadas por líquidos superaquecidos, combustível, chama direta, superfície superaquecida, eletricidade, agentes químicos e radioativos, radiação solar, frio e fogos de artifícios. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí orienta que, em caso de ocorrência da lesão, é necessário colocar a parte queimada sob água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, 10 minutos; além de compressas úmidas e frias. Se houver poeira ou insetos no local, a queimadura precisa ficar coberta por um pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ainda alertam que as queimaduras nunca devem ser tocadas com as mãos; se houver bolhas, elas não devem ser furadas; tecidos grudados na pele ferida ou corpos estranhos no local não devem ser descolados ou tirados; substâncias, tais como manteiga, pó de café e creme dental, também nunca devem ser colocadas sobre o ferimento. Ao contrário, a vítima deve procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, pelo número 192. Além disso, em Tatuí existe o Ambulatório de Curativos, situado na Rua Coronel Lúcio Seabra, nº 21, Vila Esperança, que realiza esse tipo de atendimento sem necessidade de encaminhamento de outro médico, bastando, apenas, o cidadão portar seu cartão do SUS; o local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A Pasta ainda ressalta que há diversas maneiras de se prevenir a ocorrência de queimaduras, como: evitar fumar dentro de casa, principalmente deitado; em queimaduras elétricas, retirar o fio da tomada ou desligar a energia geral; não manipular álcool próximo a objetos inflamáveis; não utilizar álcool líquido diretamente sobre o fogo; investigar com frequência vazamentos de gás; manter crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão; testar a água do banho com o dorso da mão antes de molhar a criança; manter objetos aquecidos e produtos de limpeza longe do alcance de crianças; usar protetor em todas as tomadas elétricas da casa; manter cabos e alças de panela de cozinha em bom estado; ao acender um fósforo, manter o palito longe do rosto, pois se “escapar” alguma chama, ela não atingirá o cabelo ou a sobrancelha; ao acender uma vela, observar se ela está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos; não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo, além disso, esses produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças; em festas juninas, dar preferência às fogueiras pequenas, que só devem ser acesas longe de matas, de depósitos de papel, de produtos inflamáveis ou ventanias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário