terça-feira, 14 de junho de 2022

Conservatório de Tatuí promove curso “Palhaçaria e improvisação” com o artista Álvaro Lages

O curso é voltado a jovens de 12 a 14 anos, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até segunda-feira, dia 20

Foto: Divulgação/Lala Bradshaw


14/06/2022 -  
O Conservatório de Tatuí traz, durante o mês de junho, duas oportunidades para quem quer desenvolver habilidades como foco, confiança, pertencimento e consciência cênica por meio da palhaçada e da improvisação.

Álvaro Lages, multiartista, educador, músico e referência na arte do teatro e da palhaçaria, lidera o curso ‘Palhaçaria e improvisação: a escuta muito além dos ouvidos’, que acontece durante os dias 20, 21 e 22 de junho, das 14 às 18h, de forma presencial -- são 16 vagas e as inscrições estão abertas até segunda-feira (20).

“Álvaro Lages é um artista que tem se dedicado a pesquisar as relações entre a música e o trabalho do palhaço”, destaca Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. "Será um intensivo, um momento de mergulho na arte da palhaçaria”, completa.

Sobre o curso

O curso ‘Palhaçaria e improvisação: a escuta muito além dos ouvidos’ tem como proposta fortalecer o poder pessoal do(a) participante e trabalhar sua prontidão e consciência cênica por meio de jogos de palhaçaria e improvisação. Sempre com foco na diversão, o(a) aluno(a) é incitado(a) a se afetar com os estímulos externos, descobrindo sua maneira sincera de se expressar em cena, seja sozinho ou em grupo. Além de gerar um fortalecimento cênico individual, os jogos utilizados na oficina, possibilitam a compreensão dos princípios da cooperação e do trabalho em grupo e geram uma abertura para aceitar ideias alheias. A criação coletiva é estimulada, de forma que a interdependência e a confiança mútua sejam fundamentais para a realização dos objetivos.

A descontração e o clima lúdico gerado, facilitam a absorção dos conceitos abordados, uma vez que o julgamento é posto de lado, para dar lugar a brincadeira. Durante a realização do trabalho, haverá espaços de reflexão para que seja compreendido o conteúdo que está por trás dos jogos escolhidos.

O curso é dividido em quatro momentos:

- Foco: Por meio de jogos que desenvolvem a prontidão, o foco coletivo e o foco individual são trabalhados de forma que o grupo tome consciência daquilo que é meio e o que é fim dentro de um processo, buscando eliminar ruídos de comunicação e dispersão cênica;

- Conexão e poder pessoal: Esta fase trabalha a conexão consigo mesmo, com o grupo e com a plateia. Aqui o(a) aluno(a) entra em contato com aquilo que lhe dá prazer e aquilo que lhe boicota em cena. A partir daí é realizado um trabalho de fortalecimento do poder pessoal do(a) aluno(a);

- Escuta refinada: Nessa etapa o(a) participante é estimulado(a) a resolver problemas, de forma lúdica, buscando a solução mais adequada para cada situação. Aqui o erro é tratado como oportunidade. Para isso, serão aplicados jogos que possibilitem a percepção da necessidade do grupo em cada momento, e a interdependência, exigindo das pessoas uma integração verdadeira;

- Confiança e pertencimento: Confiança não é passe de mágica, ela é construída passo a passo. Nessa etapa, é trabalhada a confiança no parceiro, no grupo e em si próprio, através de jogos que abordam conceitos como cooperação e respeito.

Master Class

Álvaro Lages também ministrará a Master Class ‘Pareando bluetooth -- como se conectar de forma potente com a audiência’, marcada para 21 de junho, às 9h, no Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/65, Centro, Tatuí-SP). Por meio de jogos e dinâmicas, será explorada a forma como as conexões se estabelecem. A aula pode ser acompanhada no formato presencial e online, já que o conteúdo também será transmitido ao vivo pelo canal do Conservatório de Tatuí no Youtube. O evento é indicado para o público em geral, a partir de 12 anos.

Álvaro Lages

Multiartista, educador, músico, palhaço e improvisador, com vasta experiência artística no Brasil e em vários países da América do Sul e Europa. Seus trabalhos são referência na arte do teatro e da palhaçaria. Em 2013, foi agraciado com o Grande Prêmio da Crítica APCA -- Associação Paulista dos Críticos de Arte, com o espetáculo ‘A Rainha Procura’, reconhecido também pelo Guia Folha e Prêmio FEMSA. É cofundador do grupo de palhaços Forças Amadas que atua em locais de situações limite pelo Brasil. Suas experiências em educação transitam entre a música e o teatro, passando pelo teatro tradicional e em locais que extrapolam o âmbito artístico, como as ações em locais de situação limite.

SERVIÇO

Curso ‘Palhaçaria e improvisação: a escuta muito além dos ouvidos’
Data: 20, 21 e 22 de junho de 2022

Horário: das 15 às 19h

Formato: presencial

Inscrições gratuitas: até 20 de junho pelo link
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Rua Quinze de Novembro, 63/65, Centro, Tatuí-SP
Público-alvo: jovens de 12 a 14 anos

Master Class ‘Pareando bluetooth -- como se conectar de forma potente com a audiência’
Data: 21 de junho de 2022

Horário: 9h

Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Rua Quinze de Novembro, 63/65, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo canal do Conservatório de Tatuí no Youtube.
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)



Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário