quarta-feira, 15 de junho de 2022

Sisem realiza o 2º Encontro Regional de Museus de 2022 com palestra sobre Montagem de Exposições

Encontro Regional de Museus visa integrar as instituições museológicas,  em formato digital, por meio de videochamada.

Sisem realiza o 2º Encontro Regional de Museus de 2022 com palestra sobre Montagem de Exposições

13/06/2022 -  Como parte das ações de articulação da Representação Regional Sorocaba - SISEM-SP, o Encontro Regional de Museus visa integrar as instituições museológicas com objetivo de fomentar discussões sobre políticas públicas para os museus, além de contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições.

O ERM Sorocaba segue em formato digital, por meio de videochamada com os inscritos e convidados. Na primeira parte do encontro, o arquiteto e urbanista Ricardo Pisanelli apresentará uma palestra sobre Montagem de Exposições. A palestra é um oferecimento do Museu Catavento, por meio do Programa de Integração ao SISEM-SP. Na segunda parte, os Representantes Regionais apresentarão os informes do SISEM-SP.

Programação
14h00 - Palestra Montagem de Exposições com Ricardo Pisanelli (Museu Catavento)
15h30 - Informes do SISEM SP.

SERVIÇO:
Quando: 20 de junho de 2022
Horário: 14h às 16h
Inscrições: https://bit.ly/2ERMSOROCABA
Informações: rr.sorocaba.sisemsp@gmail.com


Sobre o SISEM SP e a RR Sorocaba
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado, o SISEM-SP conta com um Grupo de Trabalho composto por 35 representantes regionais titulares e 35 representantes regionais suplentes, divididos em 24 representações regionais.
Os Representantes Regionais para o biênio 2021-2022 são: Daniella Gomes Moreira (titular), Fernanda Morais (titular), Leandro Dal Farra Topal (suplente).
Integram a Regional Sorocaba as seguintes cidades, totalizando 47: Águas de Santa Bárbara; Alambari; Alumínio; Anhembi; Araçariguama; Araçoiaba da Serra; Areiópolis; Avaré; Bofete; Boituva; Botucatu; Capela do Alto; Cerqueira César; Cerquilho; Cesário Lange; Conchas; Guareí; Iaras; Ibiúna; Iperó; Itapetininga; Itatinga; Itu; Jumirim; Laranjal Paulista; Mairinque; Manduri; Pardinho; Pereiras; Piedade; Pilar do Sul; Porangaba; Porto Feliz; Pratânia; Quadra; Salto; Salto de Pirapora; São Manuel; São Miguel Arcanjo; São Roque; Sarapuí; Sorocaba; Tapiraí; Tatuí; Tietê; Torre de Pedra; Votorantim.
Contato: rr.sorocaba.sisemsp@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/rrsorocabasisemsp/

Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Facebook: @cataventocultural
Instagram: @museucatavento
Twitter: @MCatavento
Youtube: Museu Catavento

Sobre Ricardo Pisanelli
Arquiteto e Urbanista com mestrado em história da arte e da arquitetura pela Universidade Politécnica de Barcelona.
Gerente de conteúdo do Museu Catavento desde 2010, atua no desenvolvimento da expografia e projetos arquitetônicos para adaptação dos espaços do edifício Palácio das Indústrias que abriga o museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário