segunda-feira, 6 de junho de 2022

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí destaca as mulheres na música de concerto

A maestrina Mônica Giardini e a flautista Ariane Roseiro são as convidadas para este espetáculo gratuito que será realizado nesta quarta-feira, dia 8, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

Mônica Giardini e Ariane Roseiro | Fotos: Divulgação


06/06/2022 -  O Conservatório de Tatuí apresenta o concerto “Banda Sinfônica e Mulheres na música de concerto”, na próxima quarta-feira, dia 8, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. O evento terá, como destaque, a presença da maestrina Mônica Giardini e da flautista Ariane Roseiro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou pessoalmente, na bilheteria do Teatro, de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Para esta apresentação, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí selecionou peças dos compositores Alfred Reed (1921-2005), Ferrer Ferran (1966), Guy Woolfenden (1937-2016) e Arturo Márquez (1950). O concerto será regido pela maestrina Mônica Giardini, doutora e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) com formação em piano, bacharel em violão e Pedagogia plena. Durante sua carreira, Mônica atuou como regente de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina e, atualmente, está à frente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (BSJESP).

Outro destaque desta apresentação será a atuação da flautista Ariane Roseiro como solista convidada. Formada pelo Conservatório de Tatuí, ela é chefe de Naipe da Banda Sinfônica desde 2015. “O público pode esperar uma noite de muitas emoções com um concerto liderado por mulheres, representando todas as musicistas incríveis do nosso país. O Conservatório de Tatuí carrega uma forte trajetória ao longo dos anos, desde a criação da Banda Sinfônica, com tantos flautistas incríveis que já passaram por aqui. Eu me sinto muito honrada com a oportunidade”, destaca Ariane.

Ariane é formada no curso de Aperfeiçoamento em Flauta Transversal do Conservatório de Tatuí, onde atualmente atua como professora de Grupo Artístico. É bacharel em Performance pela Universidade do Estado de São Paulo e professora, também, do projeto Guri, da Santa Marcelina Cultura, na capital paulista, além de ser fundadora de uma Academia de Flauta, onde orienta alunos dos mais diversos níveis. Desde o começo da trajetória, a artista já reúne prêmios em concursos de nível nacional e internacional como o da Samnium International Orchestra Auditions Awards (2020).

Já a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí comemora 30 anos de existência e é formada por 55 integrantes entre estudantes, professores da instituição e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de propiciar o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado “Compositores Brasileiros”, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí já conta com 12 álbuns gravados, além de um documentário lançado em 2007.

O evento é uma das atrações anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para a temporada de apresentações dos Grupos Artísticos em 2022. A programação inclui ainda dezenas de outras apresentações das demais formações artísticas da instituição: Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão, Jazz Combo, Grupo de Música Raiz, Orquestra Sinfônica e Cia. de Teatro.

SERVIÇO
Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí & Convidadas
Regente convidada: Mônica Giardini
Solista convidada: Ariane Roseiro
Regência e coordenação: Marco Almeida Júnior
Data: 8 de junho, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário