segunda-feira, 20 de junho de 2022

Rugby 1928 do Dr. Gualter Nunes ganhará memorial em Tatuí

Carro que pertenceu ao médico sanitarista  passa por restaurações pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí já há muitos anos. Memorial deve ser construído nas proximidades do futuro MIS - Museu da Imagem e do Som de Tatuí

Veículo Rugby 1928 passa por restaurações


20/06/2022 - Em reunião do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí no início do mês de maio, foi deliberado o uso dos recursos estaduais recebidos em 2022 como Município de Interesse Turístico (MIT) – que totalizam R$ 615.073,96 - na execução da primeira etapa de criação do memorial do carro Rugby 1928, histórico e raro, que pertenceu ao médico sanitarista tatuiano Dr. Gualter Nunes, patrimônio histórico de Tatuí. 

O espaço, que será construído nas imediações do futuro MIS – Museu da Imagem e do Som de Tatuí, terá uma cobertura com madeira aparente, podendo ser o telhado em Madeira Laminada Colada (MLC), a fachada em vidro e película UV, instalações hidráulicas e elétricas, acessibilidade, banheiros, paisagismo, espaço de recepção e de exposição do carro histórico em cúpula de vidro e um painel contando a história do veículo e do médico.

O espaço, embora próximo do MIS, será administrado pelo Museu Histórico Paulo Setúbal, pois o Rugby faz parte do acervo do Museu e durante muito tempo ficou exposto no seu lado externo, na Praça Manoel Guedes.

O projeto do memorial foi elaborado pela arquiteta Veridiana Pettineli, fruto de um trabalho que teve seus estudos iniciados há mais de dois anos. Agora, o projeto teve sua construção autorizada, após aprovação do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, do Comtur e da pasta de Turismo.

A proposta foi encaminhada para o Departamento Municipal de Convênios, que cadastrou os documentos necessários junto ao Governo do Estado de São Paulo. Em 31 de maio, o Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos – COC, da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, autorizou o prosseguimento do processo, solicitando agora o envio de documentos técnicos e do cronograma da obra, para que o convênio seja assinado.

O presidente do Comtur, César Augusto de Araújo, ressaltou que as reuniões do conselho têm o intuito de debater questões referentes ao desenvolvimento turístico de Tatuí e são realizadas mensalmente, sempre na primeira terça-feira de cada mês, às 17h, no Centro Cultural, sendo um espaço democrático de debates, onde os munícipes podem acompanhar.

O “Rugby 1928” – O veículo que pertenceu ao Dr. Gualter Nunes, um grande apreciador de automóveis, é um modelo M-2, carroceria 6012, da Durant Motors (fabricado em New Jersey, nos Estados Unidos). Durante muitos anos, esteve exposto publicamente na Praça do Museu, visto que o carro pertence ao acervo histórico do Museu Histórico Paulo Setúbal, devido à sua importância na história do município.

Atualmente, o “Rugby 1928” está sendo restaurado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí, em parceria com a Prefeitura e com o apoio de voluntários. De acordo com Afonso Fiúsa, diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da A Fiúsa Restaurações, o processo de restauro já foi realizado junto aos chassis, rodas e arrolamento do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário