terça-feira, 2 de agosto de 2022

Documentário tatuiano "Doces Relatos" é premiado na França

02/08/2022 -  "Doces Relatos", documentário de William de Oliveira Lima, é premiado no Festival de cinema de Bretanha na França na categoria "Melhor ideia original" .

William de Oliveira Lima, contemplado pelo 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, promovido pelo Museu Histórico Paulo Setúbal estreou em dezembro no canal do YouTube do Museu o documentário "Doces Relatos”, que pode ser assistido acessando o link: https://youtu.be/ID7lEdZJcyg.

O curta de William foi traduzido para o francês como “Une Douce Historie”, recebeu legendagem para o francês pela organização do festival, e foi exibido de forma presencial durante o evento, no domingo, 17 de julho de 2022, às 18h30, sendo considerada sua primeira exibição no continente europeu e foi premiado no Festival de Cinema de Bretanha na França (Festival du Cinéma en Bretagne) na categoria "Melhor ideia original" .

O curta também teve recentemente indicação nas seleções oficiais do festival Gaia International Film Festival que é um festival de cinema italiano que promove produções relacionadas a gastronomia. O curta será também exibido de forma presencial no evento.

Ao todo "Doces Relatos" já participou de 9 festivais em 6 países: 1° Curta Alagoinha 2021 (Concorrente na categoria Melhor documentário); 14° CawCine - Festival Nacional de Audiovisual, Roteiro, Arte e Música (Concorrente na categoria nas categorias: Melhor direção, melhor Roteiro, melhor produção); 14° International Rotary Short Film Festival (ROFİFE), Turquia, concorrente na categoria Melhor Documentário em curta metragem; Lift-Off Global Network (Reino Unido) Seleção Oficial - Festival internacional de curtas metragem e First-Time Filmmaker (EUA) Seleção Oficial - Festival internacional de curtas metragem

O documentário foi exibido em todos os eventos e ainda concorre em outros festivais nacionais e internacionais ao longo de todo o ano. O novo poster atualizado do filme foi produzido com os lauréis de participação e premiação.

O Documentário é inspirado em programas como chef's table e apresenta como objetivo a confecção de um documentário focando em personalidades a cidade e explorar suas relações pessoais com um doce caseiro específico, e a relação deste doce com a cidade de Tatuí. Mostrando assim que os doces caseiros estão presentes na mesa dos cidadãos comuns da cidade e registrando o potencial histórico da capital dos doces caseiros”

“Terra dos Doces Caseiros” é um dos títulos que mais traz orgulho à cidade de Tatuí, que além das diversas fábricas e empresas dos ramos de confeitaria na cidade, os doces mais tradicionais estão presentes nas mesas dos cidadãos da cidade em seu dia a dia. São receitas que acompanham gerações e que se confundem com a história da própria cidade. O documentário apresenta um registro histórico das relações dos munícipes com receitas dos doces caseiros mais tradicionais da nossa cidade, e contribuir para construção do patrimônio cultural gastronômico da nossa cidade.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário