Boletim de informaç0ões COVID-19 n° 601 Tatuí, 19 de setembro de 2021, domingo - 11h00h

18184 CASOS CONFIRMADOS VÍRUS SARS-COV-2
17.723 PACIENTES RECUPERADOS
452 ÓBITOS CONFIRMADOS
9 INFECTADOS EM TRATAMENTO
3,00 MÉDIA MÓVEL INFECTADOS / DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Fatec Tatuí grava apresentação virtual da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Estudantes do curso de graduação tecnológica de Produção Fonográfica trabalharam na produção, mixagem e masterização de apresentação remota dos músicos

Grande parte dos músicos gravou sua participação na apresentação em casa por conta da pandemia

25/08/2021 |  Uma orquestra com mais de 40 músicos executando a mesma sinfonia, mas cada um em um lugar diferente em perfeito equilíbrio, pode parecer uma tarefa impossível. Mas com ajuda da tecnologia, cerca de 20 estudantes e professores do curso de Produção Fonográfica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Tatuí aceitaram o desafio. Como parte da disciplina de técnicas de gravação, eles colocaram seus conhecimentos a serviço da música erudita e participaram da gravação da apresentação virtual da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, lançada na semana passada pelo Facebook.

Para alcançar o resultado final, violinos, clarinetes, violoncelos, flautas, oboés e outros instrumentos foram executados separadamente. Algumas das participações foram gravadas no estúdio da Fatec, mas por conta da pandemia e da necessidade de distanciamento social, a maioria dos músicos precisou gravar vídeos tocando seus instrumentos em casa.

“Nossa maior preocupação na hora de gravar, além da perfeição na execução, sem erros, é com a qualidade da gravação”, explica o gerente artístico do Conservatório de Tatuí, Renato Bandel. “Eles sabem muito bem como captar o som de uma flauta ou de um violino. Foi uma experiência proveitosa para todas as partes."

Sob a supervisão do coordenador do curso de Produção Fonográfica, José Pires Júnior, os estudantes ficaram encarregados do recebimento e revisão dos vídeos gravados pelos músicos, edição de áudio, mixagem e masterização, entre outras tarefas. “Os alunos têm os nomes creditados em uma gravação pública de grande importância. É a formação curricular acontecendo durante o curso”, avalia Pires.

O resultado da performance e produção técnica surpreendeu a todos, segundo Bandel. “Para quem trabalha com áudio, é emocionante ver o registro da gravação em vídeo também”, afirma.

Assista aqui à apresentação virtual da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário