terça-feira, 21 de setembro de 2021

Foram retiradas cerca de 45 toneladas de entulho do Parque do Matão, de Tatuí

PREFEITURA RECUPERA A ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E AS NASCENTES DO CÓRREGO DA PONTE PRETA, NO PARQUE DO MATÃO

Nascente no Parque do Matão, Tatuí (Prefeitura de Tatuí / Divulgação)

21/09/2021 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento Operacional de Áreas Verdes, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, desde meados do mês de agosto realiza uma operação de limpeza em área contígua ao bairro Nova Tatuí, que compreende o Parque do Matão, local que tem recebido há muito tempo o descarte irregular de resíduos da construção civil e de lixo doméstico.

No Parque, também chamado de Parque do Beija-flor, em aproximadamente 10 dias, 30 servidores municipais retiraram cerca de 45 toneladas de entulho, como restos de construção, garrafas, pneus, móveis, lixo domiciliar e outros inertes. Em seguida, teve início o processo de limpeza da nascente e de recuperação da área de mata ciliar do Córrego da Ponte Preta.

No último sábado (18/09), aconteceu o plantio de 35 mudas de variadas espécies de árvores nativas, em ação que contou com a presença dos vereadores João Eder Alves Miguel e João Francisco de Lima Filho e do líder comunitário Dhones Ramos, representando a comunidade em geral.

Para finalizar as ações no local, nesta terça-feira (21/09), Dia da Árvore, 25 crianças do Núcleo Municipal de Educação Ambiental (NUMEA) e da EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho”, em parceria com a Suco Prat’s, farão o lançamento de 50 bolas de semente, na Rua Dário Lisboa (esquina com a Rua Paulo Iazzetti). As bolas de semente são uma forma de semear plantas, desenvolvida pelo agricultor e microbiologista japonês Masanobu Fukuoka. A técnica consiste em lançar sementes selecionadas encapsuladas com argila ou barro, cuja função é proteger e proporcionar um ambiente adequado para a germinação das mesmas. A Prat’s Sementes, que serão lançadas pelas crianças em espaços de mata que precisam ser reflorestadas, são bolinhas feitas com argila, água, substrato e sementes. Depois, a própria chuva desmanchará a “bola semente” para iniciar a germinação, dando vida a uma nova árvore.

COMPARTILHE A VERDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário